sábado, 25 de fevereiro de 2012

MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA PARÓQUIA SANT'ANA

Nesta quarta-feira a missa com imposição das cinzas foi celebrada na Igreja Matriz às 19h. A celebração marcou o início da Quaresma, bem como o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012.

Presidida pelo Pároco – Pe. Álvaro Macagnan, a celebração reuniu muitos fiéis, entre crianças, adultos e idosos. Durante homilia, o padre abordou o tema da Campanha da Fraternidade “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”, e a importância da Quaresma, período que, segundo ele, é o tempo de preparação para a maior festa da Igreja Católica: a Páscoa. Período também de renúncias e encontro pessoal, sempre lembrando da oração, do jejum e da caridade”. 

O ponto forte da cerimônia foi a bênção com as cinzas. O padre e os ministros marcaram a testa de cada fiel, deixando uma marca com a cinza. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. 

REALIZADA REUNIÃO COM AS COMUNIDADES RURAIS


Refrão Oracional do dia: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA. (Jo 10,10)
Aconteceu no Centro de Formação Pe. Jordan dia 18/02, às 9h, o encontro com as Comunidades Rurais da Região Sul 1 que engloba Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha. 

O encontro teve início com a acolhida calorosa feita pelo nosso pároco Pe. Álvaro Macagnan que checou a presença de todas as comunidades e lamentou a ausência das demais. Em seguida apresentou as Irmãs Salvatorianas, Verônica e Terezinha Fontana, as quais ficaram responsáveis pelo momento oracional onde se meditou e partilhou a leitura do Livro do Eclesiástico, capítulo 38, finalizando com a oração da Campanha da Fraternidade 2012.

Na abertura dos trabalhos Pe. Álvaro expôs o objetivo da CF 2012 que tem como Tema: Fraternidade e Saúde Pública e como Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), e para melhor explanar a finalidade da campanha deste ano o pároco convocou uma das integrantes da equipe da CF paroquial, Elian Bantim. Após o estudo do texto base, que levou aproximadamente duas horas, Padre José Carlos, vigário paroquial e pároco de Afonso Cunha, elucidou o gesto concreto da campanha, bem como a divulgação do livro do Regional Nordeste 5 para a realização das novenas e via sacra.

Ao retorno da partilha do lanche, às 10h30min, o pároco deu início ao planejamento do Calendário das Missas nas Comunidades Rurais para o ano de 2012. Neste momento cada comunidade expôs sua necessidade e disponibilidade para agendamento das tarefas e celebrações. Na sequência Padre Álvaro, com o apoio da coordenadora da Catequese, senhora Dida, apresentou o novo material didático a ser usado na Catequese a partir deste ano. 

Antes da bênção final, Pe. Álvaro cedeu espaço para o coordenador da PJ – Sr. Albertino que convidou todos os presentes para a acolhida da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em nossa paróquia dia 3 de abril de 2012. 

A próxima reunião ficou marcada para o dia 30 de junho.

Nosso pároco - Pe. Álvaro Macagnan na abertura dos trabalhos
Padre José Carlos - repasse do gesto concreto da CF 2012
Elian Bantim realizando repasse da CF 2012
Apresentação das voluntárias que organizaram refeições

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AS OVELHAS ESCUTAM A VOZ DO PASTOR

Aos 19 de fevereiro de 2012, Pe. Claudinei Pereira de Melo tomou posse de sua nova paróquia. Após conduzir seu rebanho na Paróquia Senhora Santana em Buriti, o reverendíssimo padre assume o pastoreio da Paróquia São Francisco em Mata Roma. Em virtude da ausência do Bispo diocesano D. Valdeci, foi confiado ao chanceler Pe. Adalberto Luís Rodrigues a incumbência de empossá-lo. Estavam presentes fiéis e representantes das comunidades de São Francisco bem como da paróquia Senhora Santana. 

O Seminário Diocesano Divino Salvador estava representado pelo Reitor Pe. Ribamar Xavier e três seminaristas: Felipe Oliveira, Francisco de Assis e Joel Teixeira.

O pastor é chamado a conduzir as ovelhas para Cristo, “Pastor por excelência” exercendo seu múnus de ensinar, reger e santificar o rebanho que lhe foi confiado. De fato, as ovelhas seguem o pastor, porque conhecem a sua voz!
Fonte: http://seminariodivinosalvador.blogspot.com

PADRE CLAUDINEI
Pe. Claudinei, Pe. Ribamar Xavier e os seminaristas
PADRE CLAUDINEI E PADRE ADALBERTO

domingo, 19 de fevereiro de 2012

SIGNIFICADO DA QUARESMA

QUARESMA

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum". 

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. 

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. 

Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. 


Fonte: CNBB

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PAE - PROJETO DE ACOLHIMENTO E EVANGELIZAÇÃO COMPLETA 7 ANOS DE FÉ, SOLIDARIEDADE E PARTILHA

PAE – Projeto de Acolhimento e Evangelização da Paróquia Sant’Ana completou 7 anos de existência. Na ocasião, foi celebrada Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz presidida pelo nosso pároco, Pe. Álvaro Macagnan, que em sua homilia destacou o belíssimo trabalho do projeto em prol das pessoas mais necessitadas.

O projeto tem como objetivo o trabalho de acolher e de evangelizar pessoas carentes. É essa solicitude voltada especialmente para a condição sócio-econômica da população. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

A dimensão sóciotransformadora das ações do projeto, em conjunto com a Igreja, é constituída de quatro aspectos complementares e indissociáveis: sensibilidade para com os fracos e indefesos, solidariedade frente a determinadas emergências e espiritualidade libertadora.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

MISSA DE ENVIO DE CATEQUISTAS

Foi realizada na Igreja Matriz, dia 12 de fevereiro de 2012 às 7h, a Missa de Envio dos Catequistas e Catequizandos da Paróquia Sant’Ana, marcando o início do ano catequético 2012. Estiveram presentes catequistas de todas as capelas, bem como catequizandos, pais e comunidade. 

Presidiu a celebração, nosso Pároco – Pe. Álvaro Macagnan que fez uma belíssima homilia, destacando a importância da missão do catequista, sua força e perseverança na transmissão incansável da mensagem salvífica, agradecendo assim pela gratuidade no serviço de evangelização de crianças, jovens e adultos da nossa Paróquia. Em seguida, impôs as mãos sobre as catequistas abençoando suas vidas, seus trabalhos catequéticos e o seu principal instrumento de trabalho, a Bíblia. 

A Comunidade Paroquial conta, atualmente, com a contribuição de 98 Catequistas e tem como Coordenadora Paroquial, a senhora Dida.

Boa Sorte, Catequistas e parabéns por abraçarem com gratuidade esta tão significativa e honrosa missão.



PADRE ÁLVARO CUMPRIMENTANDO AS ANIVERSARIANTES DO DIA

.

.