sábado, 12 de maio de 2012

ENCONTRO DE FORMAÇÃO APOCALIPSE E POLÍTICA EM BREJO


A Diocese de Brejo realizou entre os dias 03 a 06 de maio o Curso de Formação Apocalipse e Política. Estiveram presentes representantes das CEBS e membros de comunidades que pretendem participar do processo eleitoral deste ano como candidatos a cargos públicos.

A Paróquia Sant’Ana foi representanda pelo Sr. Raimundo (Ministro da Palavra e membro da Ordem Franciscana), Ana Lúcia (Coordenadora da Capela Mãe Rainha), Sr. Cordeiro (Comunidade Vila de Fátima – Zona Rural), Rosangela (Coordenadora da Capela São Sebastião), Geraldo Tavares (Coordenador da Pastoral da Música Litúrgica) e pré-candidato a vereador.

O encontro foi assessorado pelo Pe. João Maria Van Dame – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Maranhão. Toda a formação foi fundamentada no livro do Apocalipse, com reflexo na participação do Cristão na política.
Primeiramente foi discutido em grupo as sete Igreja contidas no Apocalipse, localizadas geograficamente na Ásia Menor. Posteriormente ressaltou-se como anda a gestão político-administrativa em cada cidade, onde foi unânime o abandono da coisa pública e o desrespeito à liberdade de expressão.

Igreja como sociedade civil organizada não pode ser omissa no desrespeito à vida e a conscientização de votar bem deve estar relacionada ao bem comum, enfatizou o assessor.

Foram colocadas ações que ajudam o eleitor na escolha de seus candidatos e como propostas para serem trabalhadas nas paróquias ficaram:

1. Procurar discutir e dialogar com os candidatos existentes, podendo proceder a realização de um debate entre os candidatos;
2. Conhecer a lei “Ficha Limpa” e a ficha dos candidatos;
3. Procurar conhecer as funções que estão em jogo;
4. Debater com as comunidades a importância do voto;

Sobre os candidatos, os critérios que podem ajudar na escolha são:
1. Ligação partidária;
2. Conhecer os antecedentes políticos;
3. Conhecer os vínculos;
4. A origem dos candidatos;
5. O Programa – Mostrar ações e intenções políticas;
6. O compromisso com o envolvimento da população – saber qual o seu compromisso;
7. Transparência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.