Apresentação: Explicação do cartaz
O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus ‘gritos de dor’ – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Igreja Católica no Maranhão de Luto!
Através de exames de rotina, em setembro de 2009, Dom Reinaldo foi diagnosticado como tendo Câncer no Pâncreas. Devido a necessidade de rápido tratamento, logo em agosto seguiu para a cidade alemã de Bad Aibling, onde passou por terapias naturais e uma leve quimioterapia.
Nesse ínterim, ciente da necessidade de contar com um auxiliar em Coroatá para ajudá-lo a administrar a Diocese, solicitou ào Papa Bento XVI que nomeasse um bispo Coadjutor. O Bispo-Coadjutor, é um Bispo-titular da Igreja Católica nomeado para ajudar e substituir um bispo no exercício das suas funções, com direito a sucessão, onde vagando a Sé espiscopal, o bispo-coadjutor torna-se automaticamente o bispo diocesano. Assim, logo em 06 de janeiro de 2010 o Papa nomeou Dom Sebastião Bandeira Coelho [então bispo-auxiliar de Manaus] como bispo coadjutor da Diocese de Coroatá.
Passados seis meses de Dom Reinaldo na Alemanha, em março de 2010 Ele decide retornar ao Brasil, chegando ao Maranhão exatamente no dia 11 [reveja a matéria clicando aqui]. De volta a Coroatá dias depois, decidiu permanecer na cidade por todo o seu tratamento natural, feito à base de argila, recusando do clero diocesano, de familiares e amigos um retorno à Europa para um tratamento médico convencional. "Quero encerrar minha 'caminhada' em Coroatá, terra que me acolheu" declarava o religioso.
Já em Coroatá, D. Reinaldo recebeu um convite do Frei Hans Stapel, bem como do padre Luís Menezes, respectivamente fundador e responsável da Fazenda da Esperança de Coroatá [um centro de reabilitação de dependentes químicos], para mudar-se do Centro Vocacional Paulo VI, onde morava, para passar a residir na fazenda-sede, onde distante do centro da cidade cerca de três quilômetros, disporia de um local mais tranqüilo com vasta fauna e flora, a fim de criar um abiente propicio ao seu tratamento. Aceitando o convite, a fazenda então passou à uma célere construção da casa onde moraria o bispo, onde fora edificada em um espaço da fazenda criteriosamente escolhido pelos religiosos. A construção da casa e o amplo jardim ao redor, foram minuciosamente acompanhados e definidos por Dom Reinaldo. "Em cada lugar dessa casa e em cada parte do belo jardim possue a presença de Dom Reinaldo", declarou o pe. Luís acrescentando que a casa possui um local onde o bispo realizava suas orações, escritório e sala de reuniões.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Já foi definido o nome dos novos padres que irão assumir nossa Paróquia!
Nomeados pelo provincial dos Salvatorianos, Pe. Nelson Barbieri (sds, assumiram aparti do dia 20/01, os novos Padres de nossa paróquia, dando continuidade aos serviços paróquiais em nossa cidade e nas demais da região missionária. segue abaixo o nome de nossos novos padres, alguns deles já passaram por aqui.
Pe. José Carlos ( o Zequinha ) (sds) Natural da Bahia, e que já esteve por aqui antes de ser padre, foi ordenado diacóno aqui na matriz e está de volta a nossa Paróquia.
Pe. Flávio(sds) que é maranhense, Natural da cidade de Chapadinha -Ma, e foi ordenado em Buriti de Inacia Vaz- Ma e que está atualmente em
Serão todos bem Acolhido em nossa Paróquia e darão continuidade aos trabalhos missionários!
Pe. Álvaro (sds), está atualmente em São Paulo-SP, que já esteve por aqui a alguns anos atrás e será nosso novo Paróco.
Pe. José Carlos ( o Zequinha ) (sds) Natural da Bahia, e que já esteve por aqui antes de ser padre, foi ordenado diacóno aqui na matriz e está de volta a nossa Paróquia.
Pe. Flávio(sds) que é maranhense, Natural da cidade de Chapadinha -Ma, e foi ordenado em Buriti de Inacia Vaz- Ma e que está atualmente em
Fortaleza- CE.
Serão todos bem Acolhido em nossa Paróquia e darão continuidade aos trabalhos missionários!
"Outros virão e continuarão a obra"
(Pe. Jordan)
Padre Jovânes, nosso Pároco é nomeado para outra Paróquia!
Desde o ano de 2005 a nossa Paróquia de Sant'Ana acolheu com muito carinho Pe. Jovanês Vitoriano (sds), nosso Pároco, natural de Fortaleza-CE, veio em nossas terras anunciar e evangelizar com o Cristo salvador. Reconhecemos seu imenso trabalho prestado em nossa Paróquia, desde sua chegada até os dias de hoje. Pe. Jovanês sucedeu o Pe.Waldemir Ferreira (sds). Todos os momentos que esteve conosco permanecerá em nosso coração e em nossa mente, rezamos por sua nova missão.
Ele irá ser missionário em Fortaleza-CE, na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, no bairro de Parangaba.
Destacamos alguns momentos de sua presença e participação conosco durante esses 6 anos.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Pe. Antonio Neto é Transferido !"Ide e anunciai ao mundo Deus por Jesus Salvador!
É com muita tristeza, que nós paróquianos desta cidade lamentamos muito e ao mesmo tempo desejamos muitas felicidades ao nosso querido Pe. Antonio Gomes de Pontes Neto, que através de seus votos de Pobreza, Castidade e Obediência, estará indo realizar sua missão em outro campo missionário, atendendo um chamado e Deus e as ordens do Provincial da Congregação do Divino Salvador( Salvatorianos), deixa a nossa nossa cidade em especial a cidade de de Duque Bacelar na qual era Paróco. Irá ser sarcedote em outra Paróquia que é atendida por missionários Salvatorianos. Concerteza nós temos muito o que agradecer ao seu imenso e dedicado trabalho prestado as nossas Paróquias, continuaremos sempre rezando por sua missão Pe. Neto, que o Divino Salvador vos ilumine! Bom Pastoreio em vossa nova Paróquia.
Nos resta somente boas lembranças.
Nos resta somente boas lembranças.
( Na formação de lideranças)
( Desde sua posse sempre presente em nosso meio)
Estará sempre em nosso coração! AGUARDE QUE AINDA VIRÁ NOVAS MUDANÇAS! |
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
2011 ano novo, novos planos e sonhos !
Ano novo, coração novo
Um coração envelhecido é aquele que desistiu de amar
Formações
Estamos acostumados aos rituais, às comemorações, às celebrações. Quando um ano se encerra e outro se inicia, celebramos o Dia da Paz, a confraternização entre os povos. Quando um novo ciclo se inicia, somos convidados a renovar algo em nós. Quem sabe, neste novo ano, possamos ter um coração novo.
O coração é a metáfora dos sentimentos, das intenções. Um coração envelhecido é aquele que desistiu de amar, que não acredita na humanidade e que, consequentemente, se fecha. E é, por isso, solitário. A solidão pela ausência do amor envelhece o coração.
As desculpas para um coração envelhecido recaem nas decepções com as pessoas que amamos.
Reclamamos dos erros dos outros, lamentamos as atitudes incorretas de nossos irmãos e, assim, optamos pelo fechamento. Vivemos condenando nossa triste situação. Pais, filhos, amigos, parece que não há ninguém de valor a nosso lado. Pensamos como seria bom se eles mudassem, se eles melhorassem.
No ano que passou, vivi momentos de muita emoção. Um deles ao lado de meu querido irmão Dunga. Eu fazia uma pregação em um grupo de oração em Presidente Prudente (SP). Enquanto isso, ele compunha o refrão de uma música. A reflexão era sobre as mudanças que temos de fazer para que nosso irmão seja mais feliz. E o refrão diz exatamente isto: "Quem tem que mudar sou eu, para que você seja mais feliz".
Eu escrevi o restante da música que fala em aprendizado, em perdão, em saber ouvir, em lembrar que não há ninguém perfeito. E que talvez precisemos do tempo da boa ingenuidade de volta, do sorriso leve, dos sonhos dos primeiros encontros.
O tempo pode ser uma boa escola. Ele nos ensina a tolerância, o respeito às limitações do outro e às nossas próprias limitações, a bondade no julgar. É uma lição de vida a reflexão de Madre Teresa de Calcutá: "Quem julga as pessoas, não tem tempo para amá-las".
Às vezes, os pais exigem dos filhos algo que não podem dar. O inverso é verdadeiro. E na relação entre o casal também. Cada ser é único. E talvez grande parte dos erros não sejam intencionais.
Meu irmão, não espere que o outro mude. Mude você. Diga à pessoa que você ama: "Quem tem que mudar sou eu, para que você seja mais feliz". E, se precisar, complete com o pensamento de Madre Teresa: Não vou perder tempo julgando, quero gastar esse tempo amando.
E é esse o convite para o novo ano. A consciência de que a sua família será melhor se você for melhor. Que o seu trabalho será melhor se você for melhor. Que o mundo, esse grande coração que pulsa, será renovado se o seu coração for renovado.
Feliz ano novo, feliz coração novo.
O coração é a metáfora dos sentimentos, das intenções. Um coração envelhecido é aquele que desistiu de amar, que não acredita na humanidade e que, consequentemente, se fecha. E é, por isso, solitário. A solidão pela ausência do amor envelhece o coração.
As desculpas para um coração envelhecido recaem nas decepções com as pessoas que amamos.
Reclamamos dos erros dos outros, lamentamos as atitudes incorretas de nossos irmãos e, assim, optamos pelo fechamento. Vivemos condenando nossa triste situação. Pais, filhos, amigos, parece que não há ninguém de valor a nosso lado. Pensamos como seria bom se eles mudassem, se eles melhorassem.
No ano que passou, vivi momentos de muita emoção. Um deles ao lado de meu querido irmão Dunga. Eu fazia uma pregação em um grupo de oração em Presidente Prudente (SP). Enquanto isso, ele compunha o refrão de uma música. A reflexão era sobre as mudanças que temos de fazer para que nosso irmão seja mais feliz. E o refrão diz exatamente isto: "Quem tem que mudar sou eu, para que você seja mais feliz".
Eu escrevi o restante da música que fala em aprendizado, em perdão, em saber ouvir, em lembrar que não há ninguém perfeito. E que talvez precisemos do tempo da boa ingenuidade de volta, do sorriso leve, dos sonhos dos primeiros encontros.
O tempo pode ser uma boa escola. Ele nos ensina a tolerância, o respeito às limitações do outro e às nossas próprias limitações, a bondade no julgar. É uma lição de vida a reflexão de Madre Teresa de Calcutá: "Quem julga as pessoas, não tem tempo para amá-las".
Às vezes, os pais exigem dos filhos algo que não podem dar. O inverso é verdadeiro. E na relação entre o casal também. Cada ser é único. E talvez grande parte dos erros não sejam intencionais.
Meu irmão, não espere que o outro mude. Mude você. Diga à pessoa que você ama: "Quem tem que mudar sou eu, para que você seja mais feliz". E, se precisar, complete com o pensamento de Madre Teresa: Não vou perder tempo julgando, quero gastar esse tempo amando.
E é esse o convite para o novo ano. A consciência de que a sua família será melhor se você for melhor. Que o seu trabalho será melhor se você for melhor. Que o mundo, esse grande coração que pulsa, será renovado se o seu coração for renovado.
Feliz ano novo, feliz coração novo.
twitter.com/gabriel_chalita
Assinar:
Postagens (Atom)