quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CATEQUESE REALIZA CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA


Aconteceu, domingo, 28, no Centro de Formação padre Jordan, às 14h, a Celebração da Catequese com o tema "Estende a tua mãos", envolvendo  catequizandos, familiares e catequistas. Celebração essa proposta pelo subsídio da Editora Paulinas, de autoria de Leomar Brustolin usado a partir deste ano nos encontros catequéticos.
Segundo a coordenadora paroquial da catequese, Dida, foi louvável e gratificante perceber a presença dos familiares dos catequizandos, convidados a refletir a Palavra de Deus, a fim de fortalecer os vínculos comunitários.

O crismando Odair Medeiros fez a entronização da Bíblia juntamente com suas filhas, que também são catequizandas.
A catequista Maria Gonzaga fez a abertura e conduziu toda a celebração com muita propriedade, dinamizando a leitura bíblica com todos os presentes.

Para finalizar, a coordenadora Dida reforçou sobre a presença dos pais no acompanhamento dos seus filhos, a participação nas Santas Missas, na comunidade, e pediu total apoio de todos os presentes, pois sonhando juntos, o sonho se torna realidade.






DIA DE TODOS OS SANTOS

Nesta quinta-feira, dia 01 de novembro, a igreja celebra o dia de todos os santos.
 
Este dia, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.
 
Neste dia a Mãe  Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: "O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos." "A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada" (CIC 2028).

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA



Neste dia deparamos com a fé ardente, doação completa e amor singular ao Cristo do mártir Inácio, sucessor de São Pedro em Antioquia da Síria, que desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos.

Como Bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava, tanto que o prenderam devido a sua liderança na religião cristã, durante o Império de Trajano, por volta do ano 107. 


Chamado Teóforo - portador de Deus - Inácio, ao ser transportado para Roma, sabia que cristãos de influência na corte imperial poderiam impedi-lo de alcançar Cristo pelo martírio, por isso, dentre tantas cartas que enviara para as comunidades cristãs, a fim de edificar, escreveu em especial à Igreja Católica em Roma: 
"Eu vos suplico, não mostreis comigo uma caridade inoportuna. Permiti-me ser pasto das feras, pelas quais me será possível alcançar Deus, sou trigo de Deus e quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de ser apresentado como pão puro a Cristo. Escutai, antes, as feras, para que se convertam em meu sepulcro e não deixem rasto do meu corpo. Então serei verdadeiro discípulo de Cristo".

Nesta mesma carta há uma preciosa afirmação sobre a presença de Cristo na Eucaristia:
"Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível".

Santo Inácio escreveu sete cartas: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.


Santo Inácio foi, de fato, atirado às feras no Coliseu em Roma no ano 107, e hoje intercede para que comecemos a ter a têmpera dos mártires a fim de nos doarmos por amor. 


Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!

LANÇADO CD COM O HINO DA CF 2013

CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
Fonte: CNBB


Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.
 
A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.

O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.

“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.

.

.