Mensagem de Páscoa
Diocese de Brejo
Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas e seminaristas,
Meditando sobre as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo às mulheres após a ressurreição, é que me dirijo a todos e todas: “Não tenhais medo, ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia e lá me verão” (Mt 28,10).
Somos um povo espalhado nesta Diocese, marcada por luta, empenho, conquista vitórias, mas também, por sofrimento. O nosso povo clama por saúde, educação, trabalho, terra, justiça, e são tantas dificuldades que me questiono: por que acontece tudo isso? Como no tempo de Jesus somos convidados e convidadas a nos dirigirmos para as Galiléias que estão muito próximas de nós: São as periferias de nossas cidades onde encontramos nossos jovens drogados, jogados no mundo da prostituição, na violência e sem nenhuma perspectiva de vida. São nossas comunidades do interior que sofrem com a ausência do poder público, de modo especial, no que diz respeito à estrada, saúde e educação. Nossos lavradores são vítimas de uma política agrícola que infelizmente só incentiva o agronegócio impulsionado pela monocultura da cana-de-açúcar, eucalipto e soja, em detrimento do homem e da mulher do campo, sem incentivo para a agricultura familiar. São territórios de remanescentes de quilombos que clamam a demarcação de suas terras. São regiões pesqueiras, onde hoje já se explora o calcário marinho, enquanto que os nossos pescadores artesanais vêm enfrentando as conseqüências da escassez dos peixes o que acaba aumentando ainda mais o sofrimento. São nossas cidades que crescem desordenadamente e sofrem com a falta de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida, nelas somos também desafiados pela violência no trânsito, desestruturação das famílias, crianças fora da escola, idosos que muitas vezes são vítimas de instituições financeiras (induzidos a contrair empréstimos), e tantas outras formas de violência sofrida até mesmo no ambiente familiar, ainda existem outras Galiléias, vamos para lá e nos encontraremos também com Jesus Cristo.
É neste contexto, que nosso Senhor Cristo, nos envia e nos encoraja como enviou as mulheres, as primeiras a anunciarem a Ressurreição, “não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão” (Mt 28,10). Como Igreja presente no Baixo Parnaíba, queremos vivenciar o nosso compromisso de cristãos em meio às dores e sofrimentos de tantos irmãos e irmãs crucificados (as), como diz Jon Sobrino, somos chamados para a missão de “descê-los da cruz”, e acrescento: descê-los com vida.
Que todos nós, povo de Deus, ouvindo a voz do Cristo Ressuscitado possamos despertar a consciência para percebermos que a ressurreição nos leva ao compromisso com a vida e assim, nos deixar conduzir pela sua Palavra: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão” (Mt 28,10).
Que possamos vivenciar o compromisso com os crucificados de hoje e fortalecer a nossa Fé e nossa Esperança no Cristo Ressuscitado que venceu a morte.
Feliz Páscoa!
Fraternalmente,
Dom José Valdeci Santos Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário