sexta-feira, 20 de maio de 2011

PARÓQUIA SANT'ANA - PARCEIRA NO PROJETO SOPRO NOVO YAMAHA

A Paróquia Sant'Ana, reconhecendo a necessidade de constante formação pela qual passa o músico, abraçou com veemência o Projeto Sopro Novo Yamaha. Este método tem por objetivo contribuir para a formação de professores que atuarão na musicalização de adultos e crianças. O curso está sendo realizado no Instituto de Educação Coelhonetense e conta com trinta e um alunos. A facilidade de manuseio e o baixo custo fazem da flauta doce um instrumento bastante apropriado para esta finalidade, enfatizou o ministrante responsável pelo projeto em Coelho Neto, Andre Nobuyoshy Tokura, da Yamaha.

André Tokura iniciou seus estudos de flauta doce com o Professor Edmundo Raas e de oboé clássico no Conservatório de Música de São Paulo. Atualmente coordena o Projeto Sopro Novo Yamaha região Nordeste (educação musical através da Flauta Doce), e também desenvolve trabalho de inclusão no Instituto Juvenópolis e no Pro-jovem da cidade de Coqueiro Sêco/AL, e é membro da Camerata Pró-Música de Alagoas e da Orquestra de Câmara da UFAL.

 *********************************************************************

O Projeto

O que é o Sopro Novo Yamaha?

O Sopro Novo Yamaha é um programa de formação de professores de flauta doce que visa musicalizar adultos e crianças, contribuir com a formação de futuros artistas e aproximar as pessoas da música.

Por que através da flauta doce e não através de outro instrumento ?

Porque a flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para a musicalização.Seu som é suave e de fácil emissão, a digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultado consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível a grande parte da população.

De que forma o Sopro Novo Atua?

O Sopro Novo atua formando professores através de um processo que contém 3 tipos de seminários: flauta doce soprano, flauta doce contralto e seminário de prática de conjunto ( flautas doce tenor e baixo).
Após o seminário de flauta doce soprano o aluno deverá participar de 25 horas de ensaio monitorado para poder ingressar no seminário de flauta doce contralto e mais 25 horas de ensaio para realizar um recital de formatura onde os alunos receberão o Certificado de Conclusão Sopro Novo Yamaha.O seminário de Prática de conjunto é opcional e não é pré-requisito para o recebimento da certificação.

Qualquer pessoa pode cursar os seminários?

Por ser um curso de capacitação de professores o Sopro Novo atende diretamente a 2 públicos alvo :Professores de Música ou pessoas alfabetizadas musicalmente e Professores de Educação Infantil não alfabetizados musicalmente. Na inscrição dos seminários de flauta doce soprano de 8h ou de 16h o aluno recebe um Kit Sopro Novo que consta de: 1 caderno de Flauta Doce Soprano Sopro Novo Yamaha, um CD para estudo, 1 camiseta Sopro Novo, seminário de 8h ou 16 h de acordo com o público alvo e uma flauta doce soprano barroca Yamaha.


Ministrante, André Nobuyshi
Futuros flautistas
Preparação para aquecimento
Aquecimento
Aula teórica
Brincadeira de prática de conjunto
Brincadeira de prática de conjunto
Pose para foto
Da esquerda para direita, Rafael (SEMEC), André (Ministrante) e Geraldo (PASCOM)
Eliza e Rosilene, ambas da SEMEC e André Tokura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.