A Paróquia Sant'Ana, reconhecendo a necessidade de constante formação pela qual passa o músico, abraçou com veemência o Projeto Sopro Novo Yamaha. Este método tem por objetivo contribuir para a formação de professores que atuarão na musicalização de adultos e crianças. O curso está sendo realizado no Instituto de Educação Coelhonetense e conta com trinta e um alunos. A facilidade de manuseio e o baixo custo fazem da flauta doce um instrumento bastante apropriado para esta finalidade, enfatizou o ministrante responsável pelo projeto em Coelho Neto, Andre Nobuyoshy Tokura, da Yamaha.
André Tokura iniciou seus estudos de flauta doce com o Professor Edmundo Raas e de oboé clássico no Conservatório de Música de São Paulo. Atualmente coordena o Projeto Sopro Novo Yamaha região Nordeste (educação musical através da Flauta Doce), e também desenvolve trabalho de inclusão no Instituto Juvenópolis e no Pro-jovem da cidade de Coqueiro Sêco/AL, e é membro da Camerata Pró-Música de Alagoas e da Orquestra de Câmara da UFAL.
*********************************************************************
O Projeto
O Projeto
O que é o Sopro Novo Yamaha?
O Sopro Novo Yamaha é um programa de formação de professores de flauta doce que visa musicalizar adultos e crianças, contribuir com a formação de futuros artistas e aproximar as pessoas da música.
Por que através da flauta doce e não através de outro instrumento ?
Porque a flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para a musicalização.Seu som é suave e de fácil emissão, a digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultado consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível a grande parte da população.
De que forma o Sopro Novo Atua?
O Sopro Novo atua formando professores através de um processo que contém 3 tipos de seminários: flauta doce soprano, flauta doce contralto e seminário de prática de conjunto ( flautas doce tenor e baixo).
Após o seminário de flauta doce soprano o aluno deverá participar de 25 horas de ensaio monitorado para poder ingressar no seminário de flauta doce contralto e mais 25 horas de ensaio para realizar um recital de formatura onde os alunos receberão o Certificado de Conclusão Sopro Novo Yamaha.O seminário de Prática de conjunto é opcional e não é pré-requisito para o recebimento da certificação.
Qualquer pessoa pode cursar os seminários?
Por ser um curso de capacitação de professores o Sopro Novo atende diretamente a 2 públicos alvo :Professores de Música ou pessoas alfabetizadas musicalmente e Professores de Educação Infantil não alfabetizados musicalmente. Na inscrição dos seminários de flauta doce soprano de 8h ou de 16h o aluno recebe um Kit Sopro Novo que consta de: 1 caderno de Flauta Doce Soprano Sopro Novo Yamaha, um CD para estudo, 1 camiseta Sopro Novo, seminário de 8h ou 16 h de acordo com o público alvo e uma flauta doce soprano barroca Yamaha.
Ministrante, André Nobuyshi |
Futuros flautistas |
Preparação para aquecimento |
Aquecimento |
Aula teórica |
Brincadeira de prática de conjunto |
Brincadeira de prática de conjunto |
Pose para foto |
Da esquerda para direita, Rafael (SEMEC), André (Ministrante) e Geraldo (PASCOM) |
Eliza e Rosilene, ambas da SEMEC e André Tokura |
Nenhum comentário:
Postar um comentário