PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PAPA FRANCISCO

PAPA FRANCISCO

LEITURA DIÁRIA DA PALAVRA - Clique na imagem

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO
Pe. Álvaro Macagnan

domingo, 1 de junho de 2014

PASTORAL DO DÍZIMO

Dízimo é o gesto de gratidão a Deus do que somos e temos. Foi a forma que Abraão encontrou para agradecer, devolvendo a Deus a parte dos bens conquistados, não porque Deus precisasse, mas por gratidão ao Senhor a quem tudo pertence. Depois deste primeiro gesto de Abraão encontramos várias citações na Bíblia que apontam para a importância ao dízimo.

Em 1967 os Bispos do Brasil refletiram sobre o ser católico e sua missão da Igreja. E para a Igreja possa continuar sua missão de evangelizar, os leigos deverão exercer seu protagonismo. A conscientização do dízimo ocupa lugar de destaque enquanto instrumento da ação evangelizadora. Em 1974, na 16ª Assembleia dos Bispos do Brasil, foi criada a partir de então a Pastoral do Dízimo com o objetivo de dar continuidade ao plano de ação da Igreja.

O trabalho de conscientização em torno ao dízimo nunca está concluído, pois a realidade social, econômica e cultural muda constantemente e, com ela, sempre surge a necessidade de inovações e adaptações para atender as inúmeras demandas pastorais.

A Pastoral do Dízimo da Paróquia Sant'Ana já está implantada em quase todas as comunidades. Os paroquianos estão cada vez mais conscientes de que o dízimo possui várias dimensões além da econômica que mantém o aparato burocrático de uma paróquia funcionando. É o caso da dimensão propriamente religiosa, social e missionária.

Dimensão religiosa: compreende todo material utilizado por ocasião das diversas celebrações; ajuda a manter as pastorais em pleno funcionamento, bem como a casa paroquial com o respectivo pároco e outros vigários paroquiais.

Dimensão social: o dízimo se destina também para ajudar os mais necessitados (e não são poucos!). A gama de pastorais de cunho especificamente social são mantidas basicamente pelo dízimo.

Dimensão missionária: é preciso investir na formação de nossos leigos e leigas e na capacitação das lideranças de pastoral. Para tanto, a paróquia há de prover recursos suficientes para promover cursos, encontros, palestras, participação em eventos culturais, entre outros. Sem o dízimo, isso seria impossível.

Dízimo não é nova lei, esmola, taxa ou comércio; é uma oferta espontânea, livre e familiar. É preciso ter isso claro. Segundo o espírito bíblico e cristão é conseqüência de um ato de fé livre e comprometido com a minha comunidade. Pois, a minha vida, o que sou e tenho é um dom de Deus. E uma forma de expressar essa gratidão a Deus, como Abraão, é oferecendo o dízimo.

Colabore com o dízimo na comunidade onde você participa (Paróquia ou Capela).

Coordenador: Luis Bezerra

Reuniões: Todos os sábados, às 19h, no Centro de Formação Padre Jordan 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário