terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MENSAGEM DE NATAL DE DOM JOSÉ VALDECI

Caríssimos irmãos e irmãs,
 
Cada ano, celebramos o natal do Senhor com muita alegria, pois, Deus vem através de Jesus Cristo estabelecer morada em nosso meio. Isso nos leva a acreditar que a grande Luz brilhou nas trevas. Esta certeza é anunciada aos pastores:
 
“Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc, 2,11).
 
O natal do Senhor mostra a grandeza de Deus na fragilidade de uma criança, não nascido em meio à riqueza, mas colocada numa manjedoura, pois para o pobre não há lugar. “Pois não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7). Hoje também, falta espaço para nossas crianças, falta terra para os lavradores e lavradoras, falta o direito para os povos tradicionais e tudo que se possa imaginar, porém, o amor de Deus pelo seu povo nos comunica a alegria de dizer:
“Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc, 2,11).
Natal é festa da esperança e, sobretudo da confiança.  Essa motivação, o povo de Deus carregou durante sua história, mesmo em meio aos sofrimentos o profeta falando em nome de Deus tem a coragem de dizer: “botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas” (Is 9, 4). O mal não prevalecerá, pois a esperança do povo de Deus em um Messias esperado se concretiza no filho de Deus Senhor da justiça e da paz.
“Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc, 2,11).
Natal é festa do compromisso, é a Palavra de Deus que se encarnou em nosso meio, “A Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança para que a Palavra possa ser compreendida por nós” (papa Bento XVI). Ouçamos a voz de Cristo, ouçamos a voz dos pequenos e marginalizados e comuniquemos com palavras e ações:
“Hoje nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc, 2,11).
Natal é alegria, pois Deus na sua bondade e infinita misericórdia veio confraternizar conosco através de seu filho Jesus Cristo. Como diz Paulo: “Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade” e nos levou a praticar o bem.  Portanto, na alegria do natal quero agradecer a Deus pelos nossos padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas e enfim, todos os agentes de pastoral que se dedicam com todo empenho em nossa caminhada de igreja com o propósito de sermos uma “igreja em estado permanente de missão”. Juntemos nossas vozes aos anjos e cantemos “glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2, 14).
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, saúde e felicidades!
 
Fraternalmente,     
 
Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo Diocesano de Brejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.