domingo, 22 de fevereiro de 2015

1º DOMINGO DA QUARESMA


        
Eis que iniciamos mais uma caminhada quaresmal. Outra vez o Senhor nos chama à conversão, revelando-nos que seu Reino está próximo de nós. Por isso, faz-se necessário revermos nossas atitudes e opções, procurando assumir com autenticidade os valores do Evangelho no mundo em que estamos inseridos. Que todos possamos viver intensamente a proposta deste tempo santo, que nos chama à oração, à penitência e à conversão!

Liturgia da Palavra - Deus nos fala
 Deus está sempre pronto para promover a vida e a liberdade de seu povo. Sua misericórdia não tem limites. Todavia, o anúncio da proximidade do Reino exige de nós uma profunda mudança de mentalidade, colocando de lado todo orgulho e arrogância. Deixemo-nos tocar pelo apelo que hoje o Senhor nos faz. 

1ª Leitura - Gn 9,8-15
Leitura do Livro do Gênesis:
 Disse Deus a Noé e a seus filhos: "Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra".
E Deus disse: "Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 
 Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura" 
- Palavra do Senhor.
-  Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl  24
 Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.
 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia, e sois bondade sem limites, ó Senhor!
O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
 
2ª Leitura -   1Pd 3,18-22
Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
 Caríssimos: Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas − oito − foram salvas por meio da água.
À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo.
 Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.
- Palavra do Senhor.
-  Graças a Deus!
 
Evangelho -  Mc 1,12-15
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos:
Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam.
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!"
- Palavra da Salvação.
-  Glória a vós, Senhor! 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.