quarta-feira, 4 de março de 2015

III ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Fonte: Diocese de Brejo, 01 de março de 2015.
 
A Pastoral da Educação realizou nos dias 27/02 a 01/03, o seu terceiro encontro diocesano no CAP (Centro de Apoio ao Professor), na cidade de Buriti (MA).
 
Atendendo às Urgências Pastorais da Diocese, começaram com estudo do documento da Igreja, sendo o primeiro o Documento de Aparecida, tendo como assessor o Padre James Oliveira, Salvatoriano da Paróquia de Sant’Ana de Coelho Neto. Estavam presentes as paróquias de Barreirinhas, Brejo, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar, num total de 25 professores.
 
O encontro teve início na sexta, dia 27, com acolhimento dos professores, oração e apresentação da pauta dos trabalhos. No sábado, dia 28, após a acolhida dos participantes, o Pe. James Oliveira fez a contextualização histórica da origem da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe – CELAM, suas conferências anteriores até chegar a Aparecida 2007. Seguiu com a apresentação do Documento Final, destacando três pontos: Conversão Missionária das Comunidades no Documento de Aparecida, “Espiritualidade” no Documento de Aparecida e Globalização no Documento de Aparecida, fazendo sempre uma relação com o Mundo da Educação e com a missão do ser educador cristão.
 
Após essa explanação, com diálogos e troca de experiências, foi feito um trabalho de grupo onde se procurou trazer os pontos vistos para a experiência profissional de cada educador, onde veio fora o “converter-se” primeiro de cada um. O dia do sábado terminou com a Santa Missa celebrada por Pe. James Oliveira.
 
No domingo, após a Santa Missa com Pe. Chagas, o Pároco local, e toda a Comunidade Paroquial foram apresentadas as experiências já realizadas desde o primeiro encontro onde foi proposto a Pedagogia da Unidade, que contempla a “Arte de Amar” e o “Dado do Amor”, um recurso pedagógico atuado por alguns educadores na Diocese.
 
O próximo encontro foi agendado para os dias 28 a 30/08/15 na cidade de Barreirinhas (MA), com a continuidade ao estudo dos Documentos Sociais da Igreja, onde possivelmente será o Documento “Comunidade de Comunidades”.
 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.