quarta-feira, 3 de agosto de 2011

7ª NOITE FESTEJO SANT'ANA

A 7ª Noite do Festejo de Sant’Ana, dia 23/07,  foi dedicada aos Homens e Visitantes. Os homenageados foram: Comunidades São Sebastião, Divino Salvador, Terço dos Homens, Ordem Franciscana, Acólitos, Câmara Municipal, Administração Municipal e Secretaria de Obras.
A Santa Missa teve início às 19h e foi presidida por Pe. Flávio, vigário da nossa Paróquia.

HISTÓRICO DA NOITE

Há 150 anos neste mesmo chão, erguiam-se as primeiras estruturas físicas da igreja matriz de Sant’Ana. História construída em meio a lutas mas permeada de esperança. Um antes e um depois alimentando os sonhos das novas gerações.

Nesta noite vamos acolher em procissão dois importantes grupos da nossa paróquia, eles que fazem acontecer a evangelização e com altruísmo doam um pouco de suas vidas para a construção do Reino de Deus. 

PASTORAL DOS ACÓLITOS

Primeiro acolheremos A Pastoral dos Acólitos da Paróquia Sant’Ana que tem como objetivo formar jovens para o serviço do Senhor no altar, auxiliando diretamente o padre e ministros como também zelando os paramentos no pré e pós-missa. A Pastoral tem como padroeiro São Tarcísio.

Em nossa paróquia a Pastoral dos Acólitos foi formada no ano de 2005 pelo Pe. Joavês Vitoriano, e nos primeiros anos ficou sob sua coordenação tendo como apoio o Pe. Silvio.

Os integrantes do primeiro grupo de acólitos foram: Luana Rodrigues da Costa, Maria Suely Barros de Sousa, Luzia Samira, Leonel Anderson Macedo da Silva, Luís Henrique da Costa Mano, Diomar Pereira da Silva Junior, Bruno Mateus de Oliveira Costa e Francisca Ellen Bantim. Esse grupo teve como formador: José Ibiapino.

A primeira missa de formatura aconteceu em 25 de março de 2007, presidida pelo Pe. Jovanês e concelebrada pelo Pe. Silvio, onde na ocasião os acólitos receberam suas vestes, bem como a bênção do pároco como sinal do início da sua missão na Comunidade.

Com a continuação a Pastoral foi se organizando e outros acólitos foram assumindo a coordenação, sendo eles: Leonel Anderson, que permaneceu em um período de 3 anos, de 2006 a 2008, Ellen Bantim – 6 meses – Araydes da Costa Carvalho – 6 meses e Diomar Pereira da Silva - 1 ano. Três turmas passaram pelo processo de formação, com seus respectivos formadores, sendo:
1ª Turma em 2007 – Formador José Ibiapino
2ª Turma em 2009 -  Formador Diomar Pereira
3ª Turma em 2010 – Formador Diomar Pereira

Hoje a Pastoral conta com 15 acólitos os quais se reúnem todos os sábados a partir das 15 horas no centro de catequese. Atualmente o coordenador pastoral é José Leandro Dias da Silva.

TERÇO DOS HOMENS

Acolheremos também alguns membros do Terço dos Homens, fundado por Pe. Jovanês Vitoriano em 27 de setembro de 2005. Assumiu a coordenação o missionário salvatoriano - Irmão Paulo, tendo à frente dos trabalhos o senhor Luis Bezerra. Os encontros para meditação do Terço tem como objetivo fomentar entre o corpo masculino da Igreja, o comprometimento com a oração, com a evangelização, com a mudança de vida e com a transformação do ambiente em que vivem e trabalham.

Esta experiência de contemplação tem gerado grande graças religiosas e pessoais, e transformações de vidas em nossa comunidade. A melhoria substancial da vida cristã, são frutos constantes daqueles que frequentam com fervor as reuniões. 

Nos dois últimos anos foi criado o livro de ocorrência para o registro de assinaturas, podendo dessa forma ter o controle dos membros que ativamente participam.

O Terço dos Homens foi celebrado pela primeira vez em 27 de setembro de 2005 na Igreja Matriz. Na primeira celebração poucos homens compareceram. Hoje, cerca de 40 participantes marcam presença toda última quarta-feira do mês, às 18h na Igreja Matriz.

O Terço dos homens é, portanto, um momento de encontro pessoal com Deus e Nossa Senhora, onde todos rezam e agradecem sentindo assim a força eficaz da oração.

Comunidade presente

Equipe de música
Pe. Flávio Lima - sds
Senhora Sant'Ana - Rogai por nós!







Pe. Flávio - Homilia



Acólitos




Membros do Terço dos Homens














Motos do Bingo


Dança Espanhola - Grupo de São Luís-MA







Glorinha, secretária paroquial, sua filha Luma e um membro do grupo de dança



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.