A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma comunidade cristã espalhada pelo mundo inteiro, fundada em Paris, França, em 1833, por um grupo de jovens leigos católicos, e um outro mais velho, que se reuniram para criar a primeira Conferência de Caridade.
A vocação dos membros da Sociedade, chamados vicentinos, é seguir Jesus Cristo servindo aqueles que precisam e, desta forma, dar testemunho do seu amor libertador, cheio de ternura e compaixão. Os confrades e consocias mostram a sua entrega mediante o contacto pessoa-a-pessoa.
Os vicentinos rogam ao espírito Santo que os guie durante as visitas e que faça deles instrumentos da paz e da alegria de Cristo, e assim foi fundada em nossa cidade a Conferência Sant’Ana, no dia 14 de outubro de 2007, pelo Sr. Francisco Gomes de Almeida, que ao chegar a nossa cidade, vindo de São Paulo, viu a necessidade de fundar um grupo, e guiado pelo Espírito Santo, procurou a Igreja e começou articular pastorais, movimentos e comunidades. Fez o convite às pessoas, depois se providenciou a lista nominal, e marcou-se então a data da primeira reunião, começando os trabalhos vicentinos no nosso municipio, cadastando e acompanhando famílias carentes na tentativa de uma promoção fraterna.
A instalação oficial do grupo aconteceu em 2009, onde foi escolhido em votação para presidente o Sr. Francisco Gomes de Almeida e como vice Lúcia Maria.
Hoje o grupo conta com 16 membros ativos entre crianças, jovens e adultos. As reuniões acontecem todos os domingos, às 16h, no Centro de Formação Pe. Jordan – Tem como patrono São Vicente de Paulo.
Você também, que se identifica com o carisma vicentino, está convidado para fazer parte deste grupo.
O segundo grupo homenageado da noite é a Pastoral do Dízimo.
No dia 25 de abril de 2001 um grupo de pessoas se reuniram juntamente com o Pe. Valdenir Pires, missionário Salvatoriano, para discutir a implantação da Pastoral do Dízimo em nossa paróquia. Só a partir de junho do mesmo ano a pastoral foi ativada, sendo indicada pelo grupo como coordenadora a Sra. Miriam Silva Magalhães, a qual permaneceu na coordenação por um mandato de cinco anos, de 2001 a 2005.
O segundo coordenador da pastoral foi o Sr. Jademil das Graças Silva Gedeon, pelo período de 2006 a 2007.
O atual coordenador é o Sr. Luis Rodrigues Bezerra, que assumiu a coordenação a partir de 2008.
A Pastoral é composta atualmente com 25 pessoas que se reúnem todos os sábados às 19h, no Centro de Formação Padre Jordan.
Nas atividades da pastoral do dízimo constam:
Na conscientização de todos os fieis para que vivam o verdadeiro sentido da partilha;
A organização da missa em ação de graças pelos dizimistas da paróquia, no primeiro domingo de cada mês;
O Plantão do Dízimo nas missas dos finais de semana, com o objetivo de preparar o cadastro de novos dizimistas;
A realização, todo mês de junho, da festa de aniversário da pastoral, com a participação de todos os dizimistas ativos da paróquia, objetivando fortalecê-los na fé e na partilha;
E também um trabalho social de, a cada mês, felicitar os dizimistas aniversariantes, em suas residências, com um significativo cartão assinado pelo coordenador e pelo pároco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário