segunda-feira, 19 de março de 2012

MISSA DE POSSE DO NOVO PÁROCO DA CIDADE DE BURITI-MA

Na manhã de domingo do dia 04 de março foi realizada, na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Buriti-MA, a celebração de posse do pároco, Pe. Francisco das Chagas. A celebração, prestigiada por centenas de fiéis, foi celebrada pelo Bispo Dom José Valdeci e concelebrada pelo novo pároco. Também estiveram presentes, concelebrando, outros padres, entre eles Pe. Antonio de Pádua, Padre Jeovanio, Padre Orlando e Pe. André.

A Santa Missa teve início com a procissão de entrada, belissimamente organizada. Em seguida, foi feita a leitura da Provisão que nomeou o padre como novo pároco em substituição ao Padre Claudinei. Na leitura do termo de posse, lida pelo Pe. Antonio, foi ressaltado que é de responsabilidade do novo pároco fazer com que a Palavra de Deus seja integralmente anunciada na Paróquia. Aos paroquianos cabe a responsabilidade de receber o novo padre como legítimo pastor, auxiliando-o no desempenho da sua missão e unindo-se a ele pela oração e pela atividade apostólica.

Em seguida Dom Valdeci entregou o Livro dos Evangelhos: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”. Entregou, com essas palavras, os Evangelhos ao sacerdote “uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.”

Ao falar da posse do novo pároco, Dom Valdeci sublinhou: “Hoje Deus coloca nessa Igreja o Padre Chagas, pedimos a vocês muito amor para essas mudanças. Essa nova etapa deve ser de crescimento. Desejo que vocês possam continuar produzindo muitos frutos.”

Após a homilia, procedeu-se a Renovação das Promessas Sacerdotais. Nesse momento o novo Pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com a Igreja e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue. 

Padre Chagas foi calorosamente aplaudido pelos fiéis durante a celebração. Procederam-se a entrega da chave da Igreja e do Juramento de Fidelidade. O novo Pároco proferiu a fórmula do juramento de fidelidade. Prometeu “desempenhar os ofícios aos quais estão ligados pelo poder conferido pela Igreja.”

Dom Valdeci, então, apresentou Padre Chagas como pároco da Paróquia Sant’Ana e agradeceu a todos que estavam presentes na solenidade.
Foi realizada uma breve saudação ao novo Pároco, em nome da comunidade, recebendo-o e reafirmando que a comunidade o acolhe com alegria e entusiasmo. 

O novo pároco, no seu discurso, foi breve e agradeceu a presença dos seus antigos paroquianos de São Benedito do Rio Preto, entre outros amigos presentes.

Ao final da celebração, Pe. Chagas permaneceu na Igreja Matriz para receber os cumprimentos da comunidade.

Nós, da Pastoral de Comunicação, em nome do nosso Pároco - Padre Álvaro Macagnan, desejamos ao Pe. Chagas que esta nova etapa seja repleta de bênção e alegrias!

Nosso Bispo Dom José Valdeci
Recebendo a Estola
Recebendo a chave da Igreja
Padre Chagas - Momento da aspersão
Padre Chagas - Mensagem Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.