PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PAPA FRANCISCO

PAPA FRANCISCO

LEITURA DIÁRIA DA PALAVRA - Clique na imagem

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO
Pe. Álvaro Macagnan

quinta-feira, 19 de julho de 2012

2ª NOITE DO FESTEJO DE SANTANA

Dia 18 (Quarta-feira)
2ª Noite:Crianças e Portadores de Necessidades Especiais
"Difundimos a saúde defendendo e promovendo a vida."
Pastoral da Criança, Catequese e Batismo, Comunidade Mãe Rainha e Nossa Senhora de Fátima.

Novena
Animador: Lourdes

Missa
Comentarista: Gorete Alves
Leitor: Vânia
Salmista:Geraldo
Celebrante: Pe. Ribamar - Reitor do Seminário Div. Salvador (São Luis)
Concelebrante: Pe.José Carlos - Vigário paroquial
Início: 18h:30min

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor:
5“Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas.
7
Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13Pois diz o rei da Assíria: ‘Realizei isso pela força da minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros, e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14minha mão espalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio’.
15
Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16Por isso, enviará o Dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL

— O Senhor não rejeita o seu povo. — O Senhor não rejeita o seu povo.

— Eis que oprimem, Senhor, vosso povo e humilham a vossa herança; estrangeiro e viúva trucidam, e assassinam o pobre e o órfão!

— Eles dizem: “O Senhor não nos vê e o Deus de Jacó não percebe!” Entendei, ó estultos do povo; insensatos, quando é que vereis?
— O que fez o ouvido não ouve? Quem os olhos formou não verá? Quem educa as nações não castiga? Quem os homens ensina não sabe?
— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.


EVANGELHO

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA - PADRE RIBAMAR 

Os pequeninos são aqueles que aceitam a proposta do Filho de Deus, os primeiros a responder o chamado do Reino. Esses pequeninos são os pobres e marginalizados, ou seja, os excluídos que Jesus encontrava pelos caminhos da sua pregação e os acolhia com alegria e entusiasmo.

Jesus se reporta aos pobres em espírito e não pobres materialmente falando, pois todo aquele que é provido de bens materiais, mas que não deixa esses bens atrapalhar sua caminhada como verdadeiro crsitão, esse é o autêntico pobre em espírito. Trata-se aqui de uma experiência profunda e íntima com Deus. Os sábios e inteligentes tinha plena convicção de que o conhecimento da Lei lhes dava o conhecimento de Deus, por isso, achavam que eram os detentores da verdade, representantes legítimos de Deus, capazes de interpretar a vontade e os planos divinos.

Pai, que a arrogância, a auto-suficiência, jamais contamine meu coração. Faz-me pequeno, Senhor, que eu esteja sempre aberto a acolher a Palavra. Retire de mim toda prepotência e faz-me verdadeiramente pobre em espírito.


LOURDES ANIMADORA DA NOVENA
GORETE ALVES COMENTARISTA DA MISSA
PROCISSÃO DE APRESENTAÇÃO PASTORAL DO BATISMO
 
PASTORAL DA CATEQUESE
REPRESENTANTE DO CAPS
PROCISSÃO DE ENTRADA
PADRE RIBAMAR E PADRE JOSÉ CARLOS
MOMENTO DA COMUNHÃO
MENSAGEM REPRESENTANTE DO CAPS
PACIENTES DO CAPS REUNIDOS PARA BÊNÇÃO FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário