PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E MINISTROS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PADRE JAMES E ACÓLITOS

PAPA FRANCISCO

PAPA FRANCISCO

LEITURA DIÁRIA DA PALAVRA - Clique na imagem

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO

DIRETOR PROVINCIAL SALVATORIANO
Pe. Álvaro Macagnan

segunda-feira, 23 de julho de 2012

4ª NOITE FESTEJO SANT'ANA


Dia 20 (Sexta-feira)

4ª Noite: Poder Público
"Difundimos a saúde praticando a justiça e a solidariedade."
Terço dos Homens, Fraternidade Franciscana, Comunidade São Sebastião, Divino Salvador, Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário.

Novena 
Animador: Gorete Alves

Missa
Comentarista: Telma Caldas
Leitor: Fátima Seles
Salmista: Socorro
Celebrante: Pe. Valdeci Maia
Concelebrante: Pe. Inácio 
Início: 18h:30min

LITURGIA DA PALAVRA

1ª LEITURA

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3“Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro.
4A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5“Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção’.
21Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7“Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 

— Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.
— Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

— Eu dizia: “É necessário que eu me vá no apogeu de minha vida e de meus dias; para a mansão triste dos mortos descerei, sem viver o que me resta dos meus anos”.
— Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus sobre a terra dos viventes nunca mais; nunca mais verei um homem neste mundo!”
— Minha morada foi à força arrebatada, desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, mas agora foi cortada a sua trama.
— Ó Senhor, meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito, curai-me e conservai a minha vida.

EVANGELHO

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


HOMILIA POR PADRE VALDECI MAIA 

A quarta noite homenageia o Poder Público. Os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, têm como tarefa primordial zelar por sociedade mais justae igualitária. Por isso o tema é bastante é  intrigante. Haja vista a problemática da saúde, não só no município de Coelho Neto, mas em todo Brasil. A CF nos ajuda a refletir a questão da saúde.

A Liturgia de hoje tem como base a necessidade da saúde. No reino de Judá, Ezequias sofre, se revolta e adoece e Isaias pede que não desanime, pois Deus tem grandes propósito para ele.

Depois que recebe a profecia se coloca em oração para que Deus o livre daquela situação. Na verdade, o rei representa a comunidade. Cada um dentro da sua oração se coloca diante Deus. Ele o escuta e manda Isaias curar a úlcera. O salmo, é na verdade um poema para Javé, por conta da cura que recebera.

No Evangelho, Cristo se depara com a questão da Lei Judaica, quando os discípulos atravessam os campos, famintos. Uma lei criada pelos humanos que tentava barrar o trabalho em dia de sábado. Aqui entra a reflexão: Até que ponto as leis são criadas para favorecer a vida?

A Lei Maria da Penha foi criada para que a mulher tenha proteção. Mas até onde vai o seu real desempenho? existem coisas que não são levadas em consideração.

Cito como exemplo o caso recente dos advogados cassados pela polícia. Advogados que levaram o dinheiro dos clientes. Então pensava: o que faremos para resolver? Apontar, condenar Juizes, Ministérios? A solução, na verdade, está dentro de casa, porque se a criança crescer com o senso de justiça desde o berço, nada irá fazê-la mudar, nem escola, nem faculdade.

Os conceitos de justiça em casa estão supérfluos. A problemática em casa é evidente, os pais não têm vida de oração. O papa disse que a casa é a Igreja doméstica. Os pais esquecem que deveriam os primeiros catequistas. Não adianta só cobrar se na minha casa não faço valer, se não tenho mais autoridade. Os pais têm que chamar a Super Nany para resolver os problemas? Para cobrarmos temos que começar em casa.

Que Senhora Santana nos ajude na festa deste ano a superar todas as dificuldades e barreiras que atrapalham a vida em família em comunidade e que os poderes públicos façam valer a justiça, acima de tudo.

A MESA SANTA PREPARADA, MÃOS QUE SE ELEVAM A TI, Ó SENHOR
MARIA GORETE - ANIMADORA DA NOVENA
TELMA CALDAS - COMENTARISTA DA MISSA
ACOLHIMENTO DOS NOITANTES - FRANCISCANOS
COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO
TERÇO DOS HOMENS
REPRESENTANTE COMUNIDADE DIVINO SALVADOR

REPRESENTANTES PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO
ASSEMBLEIA REUNIDA
NOITE PODER PÚBLICO
HOMENAGEM DO TERÇO DOS HOMENS A SENHORA SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário