segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DIOCESE DE BREJO REALIZA SANTAS MISSÕES POPULARES

O Blog da Paróquia Sant'Ana traz o relato da abertura (primeiro dia) das Santas Missões Populares. O Encontro foi assessorado pelo Padre Luis Mosconi e pela Secretária Nacional das SMP, Clemilda. Os trabalhos foram secretariados pela Irmã Terezinha Fontana e Elian Bantim (PASCOM).

Brejo, 24 a 26 de agosto de 2012, encontro de formação sobre as Santas Missões Populares.

Local do encontro: Clube “O Mangueirão”. Av. Raul de Freitas – Centro – Brejo – MA.

Após a acolhida calorosa da equipe de animação de Brejo e Chapadinha, Dom José Valdeci Santos Mendes motivou e animou os missionários dizendo que impulsionados pela Palavra de Deus e animados pelo Documento de Aparecida e as Diretrizes da CNBB e pelas conclusões da nossa assembléia, queremos ser uma igreja em estado permanente de missão, conhecendo e vivenciando a metodologia das Santas Missões Populares, e passou a palavra para o Pe. Adalberto Luis Rodrigues que acolheu os Missionários dizendo que espera que todos aproveitem bem este encontro e que se sintam em casa. Aqui estamos com problema de água, mas espero que todos sejam bem acolhidos nas famílias. 

Ronaldo da paróquia de Coelho Neto convidou a assembléia para se colocar em clima de oração e convidou para cantar do livro de canto o nº 22. Vivo a alegria de ser missionário. Em silencio vamos acolher os símbolos: O globo a bandeira as cores dos continentes a luz o terço a Bíblia.  Recitando o pensamento de Dom Luciano Mendes. “onde há povo, há missão. Onde há missão, há razão de ser feliz”.

Mantra: Anoiteceu, findou o dia, bendito seja Deus. Quanta alegria!
Hino 01 Vem o Deus da vida, vem nos ajudar.

Hino 02 Bendito sejas tu, Senhor de nossos pais.

Jo. 8,12. Jesus continuou dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida”.

Salmo 36 Em vós, ó Senhor, esperamos, da nossa vida vós cuidais.
Acolhendo a Palavra de Deus cantemos: Fazei ressoar a Palavra de Deus em todo o lugar.

Leitura de Filipenses: 1,3-11

Meditação: silêncio partilhas e refrões.

Dom José Valdeci Santos Mendes. Colocou para o grupo para dizer sobre a leitura que acabamos de ouvir. A diocese de brejo se coloca a ouvir o que nos diz as diretrizes, o Documento de Aparecida e que Paulo mesmo na prisão não deixa de evangelizar que nós também tenhamos esse mesmo espírito. Elian Coelho Neto. Vim buscar um céu aqui na terra para nos ajudar na luta – Patrício de Araioses. Este é um grade momento que a nossa Igreja seja de fato uma igreja em Missão que essa igreja seja missionária.
Após essas colocações Ronaldo pediu para que todos ficassem de pé para cantar a oração do Pai Nosso.

Benção final: Dom José Valdeci Santos Mendes.

Apresentações:

IR. Márcia dos Santos de Chapadinha fez a apresentação das Paróquias com o canto: 
Flor minha flor vem Cá: Buriti, Milagre, Santa Quitéria, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia, Barreirinhas, Paulinho Neves, Bel Água, Urbano Santos, São Benedito, Chapadinha, Anapurús, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Coelho Neto, Mata Roma, Araioses, Água Doce, Santana, Brejo, a Diocese é composta de 21 municípios e 16 paróquias. E concluiu a apresentação com o canto nº 13 do livreto do encontro: Você sai de sua casa.

Dom José Valdeci Santos Mendes acolheu mais uma vez a todos e a todas dizendo que Uma das urgências da Igreja do Brasil e vivenciar uma Igreja em estado permanente de missão. É nesse espírito que nos queremos motivar, vivenciar este espírito das santas missões populares. E convidou a Clenilda Lobo Alves e Pe. Luis Mosconi para se apresentar. Clenilda Lobo Alves diz: Muito obrigado pela acolhida e estou muito feliz em estar aqui esse trabalho faz mais de 20 anos que iniciou e no momento suo a secretaria nacional das SMP, moro num bairro da periferia de Marituba - PA. E Pe. Luis Mosconi. Diz: “Eu sou a cara das santas missões populares”. Dom José Valdeci Santos Mendes destacou a presença das religiosas e dos padres alegria de acolher o Padre Jean da Diocese de Coroatá e os seminaristas. Do seminário menor. Fiquemos de pé e nesta alegria cantemos nº 26 na palma da minha mão.
Clenilda Lobo Alves. Parabéns a todos! Vocês já estão vivendo as Santas Missões Populares. 

Pe. Luis Mosconi: Um encontro verdadeiro começa antes de começar, expectativa Pe. Luis Mosconi Chamou atenção do cartaz da Diocese vocês vieram ou não vieram com muitas expectativas? O que faz a beleza do encontro são as expectativas. Alguém falou antes de tudo uma injeção de ardor missionário. Organizar uma proposta das santas missões populares, uma conversa muito profunda e sincera. Missão é a palavra dá vida só e verdadeira só se for missão. Bíblia o Livro das santas missões populares pela tarde vamos ver que é santas missões Populares. Domingo como deve ser o perfil do missionário (a).  Para fazer um trabalho quinze mil missionários são possíveis é bonito se todos vestirem a camisa. Na segunda parte de domingo uma programação das SMP eu tenho um número do celular que liga direto com são Pedro fiz um pedido que  durante esses quatro anos é que nenhum missionário morra nesses quatro anos. Um final da semana que vai marcar a diocese muita gente esta apostando. Vamos aproveitar o Maximo. Daqui até domingo cada um é desafiado a conhecer dez pessoas desconhecidas.

Pe. Luis Mosconi – falava muito de Dom José Valdeci Santos Mendes. Parabéns! É uma alegria porque temos uma idéia do que é a família missionária. A gente sente o gosto a alegria neste encontro. Mas ao mesmo tempo em que vocês nos acolhem, nós também acolhemos vocês. Já estão estudando o livro? A maioria levantou a mão que sim. Ninguém imaginava que as Santas Missões Populares iam ter essa proporção. Acolhemos vocês para esta missão. A gente dá essa acordadinha. Experimentem a acolhida da missão. Sejam bem vindos, que bom que vocês vieram. Estão trabalhando a caminhada das Missões. 

O encontro verdadeiro começa antes de começar. O que você trouxe? (pediu para ler o Banner). Vocês vieram ou não com expectativas? Acho que vocês vieram com muitas expectativas. Uma injeção de ardor missionário. Ver como organizar propostas de SMP na diocese. Pensamos passar o final de semana uma conversa muito profunda e muito sincera.
Missão é só para alguns ou para todos.

A palavra central amanhã sobre Missão. Amanhã vamos descobrir algo importante. O que é missão. Trazer Bíblia, o livro da SMP, vai ser importante. Todos vão ver o que são mesmo SMP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.