quinta-feira, 6 de junho de 2013

REGIONAL NORDESTE 5 DA CNBB REALIZA 17º ASSEMBLEIA REGIONAL D PASTORAL

E-mail Imprimir PDF


nordeste5050613


Teve início na noite de segunda-feira, dia 03 de junho, a 17ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB-MA. O evento iniciou com a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio, onde estavam reunidos todos os bispos e delegados representantes das 12 dioceses do Maranhão.

As atividades acontecem no Sítio dos Padres, em Santa Inês, diocese de Viana. O presidente do Regional NE5 (Maranhão) da CNBB, dom Gilberto Pastana, destacou que “é preciso dar continuidade a Assembleia passada, realizada em Caxias, onde fora aprovado o Plano Regional de Pastoral e salientou que é necessário ajustar, rever e perceber os desafios deste plano.”

O coordenador das atividades do primeiro dia, padre Nadir Luis, ressaltou que um dos objetivos principais da 17ª Assembleia Regional é avaliar a caminhada a partir do confronto entre o plano de pastoral do regional e os planos diocesanos.

No dia 04 de junho, na parte da manhã foram feitos trabalhos em grupo para complementações à síntese da avaliação das prioridades regionais feita pelas dioceses e na parte da tarde foram apresentadas experiências pastorais realizadas nas dioceses de Balsas, Bacabal, Brejo, Coroatá, Carolina, Viana e pela Pastoral da Criança do regional.

Em seguida o Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch, fez uma análise da conjuntura eclesial, acentuando a importância da igreja ir até as pessoas e as comunidades, conscientizando-as para serem protagonistas do próprio caminho e a assumirem com maior entusiasmo a sua fé e seu compromisso. O assessor retomou o Evangelium Nuntiandi, número 19, em que o Papa Paulo VI apresenta o conceito de evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.