terça-feira, 4 de março de 2014

QUARTA FEIRA DE CINZAS MARCA O INÍCIO DA QUARESMA E DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014


No dia 05 de março, a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma (40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo) e abre solenemente a Campanha da Fraternidade 2014.

Este ano a Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1)”. Seu objetivo geral é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando Cristãos e a sociedade brasileira para erradicar este mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Quarta-feira de Cinzas

A cerimônia das Cinzas era praticada antigamente pelos pecadores públicos, no dia em que deveriam iniciar suas penitências. O Papa Urbano II prescreveu-a em 1091 para todos os fiéis no primeiro dia da quaresma, como símbolo de humildade e penitência.

A Quarta-feira de Cinzas tem um sentido de reconhecimento das faltas e abertura para o perdão de Deus. O rito das Cinzas remete ao texto de Gênesis onde se fala: “Tu és pó e ao pó voltarás”, revelando a fragilidade do homem diante de Deus.

Ao realizar a imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, o padre diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A resposta do cristão deve ser a prática da solidariedade e do amor ao próximo.

Quaresma

A Quaresma é o período em que a Igreja Católica relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto e é o tempo de preparação para a festa da ressurreição de Cristo (Páscoa). Neste período, a Igreja convida os fieis a um período de reflexão, penitência e meditação.
Durante a Quaresma, a Igreja pede para que não se coma carne às sextas-feiras e que as pessoas façam jejum, abstendo-se de algo que consideram prazeroso.

Fonte: http://www.diocesedecolatina.org.br/novodiocese/?page=lernoticia&id=5209

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.