O seu nome deriva do início da frase: "ANGELUS DOMINI NUNTIAVIT MARIE.; As orações consistem em 3 textos que descrevem o mistério.
“...ao cair da tarde, os sinos soam convidando-nos à oração...”.
Seis horas da tarde. Hora solene, hora da graça, na despedida de mais um dia em que tudo se toca, se envolve e enlaça. Aos suaves acordes da Ave-Maria o sol se esconde lá no horizonte bem distante e a natureza se emudece e uma grande cadeia de homens e mulheres, fechando os olhos por um instante, eleva a alma em terna prece.
Seis horas da tarde. É um misterioso e um divinal momento de prece, de meditação e de amor fraterno, quando tudo se acalma num instante que é lento. É a hora da Ave-Maria, a hora da graça e a hora da luz.
A Hora da Ave-Maria é um costume português que foi adotado no Brasil e representava o fim de um dia de trabalho, numa época distante, onde ninguém tinha relógios, e era o sino das igrejas que batiam as horas do dia. O final da jornada coincidia com as 18 horas, e para marcar o fim dos trabalhos, todos se reuniam e rezavam a Ave Maria. Nessa hora se reuniam escravos, senhores, mulheres, homens, e crianças, e era a hora do terço em família, a hora da volta para casa, e ao falar em Maria, Jesus está presente.
Um momento mágico do dia, que nem é mais dia nem ainda é noite. É a hora do mistério, o mistério que foi a encarnação de Jesus no seio imaculado de Maria. A prece da Ave-Maria às l8 horas, denominada A HORA DO ÂNGELUS, nos lembra o momento da anunciação - feita pelo ANJO GABRIEL a MARIA - da concepção de Jesus Cristo. No mundo cristão essa é uma hora rememorada diariamente através de preces e orações.
A Hora da Ave-Maria lembra a Maria que guardou a Palavra em seu coração, e assim como nós também guardamos tantas experiências, boas, ruins, alegres, tristes, e junto a tudo isto nós guardamos também a Palavra.
E Maria guardou a Palavra, que é a Palavra que nos fortalece para seguir adiante, mesmo que não compreendamos o que passou hoje nas nossas vidas.
Nas preces invocamos a Maria para que nos acolha em seus braços e nos proteja com seu manto para que possamos, não obstante o que possa acontecer em nossas vidas, continuar sendo homens e mulheres de Fé, que guardam, não só as experiências, mas que guardam a Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário