sexta-feira, 13 de maio de 2016

MEMBROS DA PARÓQUIA SANT'ANA PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA ASSESSORES DA IAM

FONTE: Diocese de Brejo, 07 de maio de 2016.

Sábado, dia 07, o Conselho Missionário Diocesano - COMIDI, promoveu uma formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária – IAM, o encontro foi no Centro Diocesano de Pastoral, Brejo (MA).

A formação começou com uma oração e apresentação dos membros da IAM das paróquias: Água Doce, Anapurus, Buriti, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Tutoia, São Bernardo, Área Pastoral de Paulino Neves e de Milagres.

O objetivo do encontro foi para fortalecer o sentido de pertença à Obra, assumindo o carisma e aprofundando o conhecimento da mesma, tendo como conteúdo as diretrizes da obra da Infância Missionária, que foram trabalhadas durante o encontro: a história e o carisma da Infância Missionária, a metodologia, a espiritualidade missionária, a psicopedagogia das idades e o perfil do assessor.

Com a participação de trintas pessoas a formação contou também com a presença de dom Valdeci, bispo diocesano de Brejo, Lourdinha, representante da executiva do COMIDI e como assessora a ir. Ângela – FCSJ (Brejo) da Equipe Diocesana da IAM.

Ir. Ângela falou sobre a Obra da Infância Missionária –  como surgiu?  qual a finalidade, qual o objetivo, como funciona atualmente no Brasil, em nossa diocese, nas paroquias. Para a ir. Ângela os protagonistas na Infância Missionária são as crianças e adolescentes. E que o assessor da Infância Missionária pode animar vários grupos. Já que seu papel não lhe exige presença constante em cada um deles. A Infância e Adolescência Missionária deve propõe às crianças de todas as dioceses do mundo um programa baseado na oração, no sacrifício e em gestos de solidariedade concreta: assim elas podem tornar-se evangelizadoras de outras crianças. Que os encontros de grupo semanais alternam-se em quatro etapas de formação chamadas de Áreas Integradas: 1ª Semana: Realidade Missionária, 2ª Semana: Espiritualidade Missionaria, 3ª Semana: Compromisso Missionário e 4ª Semana: Vida de Grupo.  

Por fim, houve trabalhos em grupo divididos pelas regiões da diocese de Brejo. Foram indicados alguns nomes como representantes dessas regiões e das respectivas paróquias presentes. O encontro foi marcado pela alegria e o carisma da Infância Missionária.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.