Nos dias 27 e 28 de janeiro, reuniram-se no Centro Diocesano de Formação, em Brejo-MA, padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas das paróquias que compõem a Diocese de Brejo, para o Encontro Diocesano de Formação Missionária cujo tema foi: Vocação Missionária e Metodologia das Santas Missões Populares. O tema contempla as prioridades trabalhadas na Assembleia Diocesana, em consonância com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A formação foi ministrada pelo Pe. Humberto Guidotti, professor do IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão) e Assessor das Pastorais Sociais da CNBB.
A Região Sul 1, que engloba Coelho Neto, Afonso Cunha e Duque Bacelar esteve presente. A Paróquia Sant’Ana - Coelho Neto foi representada por Ronaldo Oliveira, Carlos Montes e Elian Bantim.
O encontro teve início no dia 27, às 8h, com um momento rico de oração conduzido por Irmã Lúcia, seguido da acolhida das cinco regiões e suas respectivas paróquias. Em seguida, nosso Bispo Dom José Valdeci agradeceu a presença de todos os representantes e apresentou o Padre Humberto Guidotti, agradecendo-o pela disponibilidade em ministrar a formação. Complementando, nosso Bispo ressaltou sobre as Ações e Prioridades para 2012, sendo esta formação enquadrada na 1ª Urgência – Igreja em estado permanente de missão, que tem como prioridade motivar a Diocese de Brejo para, a partir de Jesus Cristo agir como missionária do pai por meio das Santas Missões Populares, levando a atuar junto às famílias e na transformação da realidade.
Pe. Guidotti iniciou a formação com a seguinte indagação: Que força tem a palavra “missão”? Posteriormente acrescentou que ela mobiliza, mexe com o coração das pessoas, com nossas comunidades, com a nossa identidade, nos inquieta e nos desafia. Nenhum de nós se realiza como padre; nenhum de nós se realiza na profundeza do ser, se não tiver o espírito missionário. Sabe por quê? Porque ser missionário é sempre para fora; é sair de si. Assim como Jesus Cristo não foi para si, mas foi para nós. Assim é o ser cristão, o ser padre.
Às 19h30min, após o jantar, a assembléia reuniu-se para a apresentação de vídeos que refletiram sobre o que é ser missionário e suas ações concretas e desafiadoras na sociedade atual. Pe. Guidotti fez as conclusões finais dos vídeos e em seguida se despediu agradecendo pela atenção.
O dia 28 teve início às 6h30min com a Santa Missa presidida por Dom José Valdeci. Neste dia, na manhã e parte da tarde, a formação foi conduzida por nosso Bispo o qual complementou o assunto chamando atenção para a importância da dimensão missionária, e a caracterizou como uma espiritualidade: “Ser missionário é essencialmente uma espiritualidade. E espírito é aquilo que dá vigor e força. O sermos Igreja nasce daí”.
Diante dessa proposta, Dom José Valdeci dirigiu os trabalhos em grupos onde se meditou toda a essência da missão, sendo em seguida apresentados em plenária.
Sem dúvida esse encontro foi o momento mais significativo de nossa diocese nestes últimos anos, um sinal de que a comunhão está acontecendo. Olhávamos todos na mesma direção, com novas perspectivas e esperança de um mundo melhor para todos.
Conforme o Documento de Aparecida, a missão deve perpassar todas as instâncias de nossa pastoral e deve ser continuada. O mundo tem sede de Deus. É preciso despertar nas pessoas o gosto pelo testemunho e pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo feito de maneira gratuita e itinerante. Portanto, vivamos com alegria nossa missão e sejamos verdadeiros cristãos impregnados da espiritualidade missionária para que o Reino de Deus aconteça no hoje de nossa vida.
Que Maria nossa mãe e mãe da Igreja, interceda por nós para na alegria do Cristo ressuscitado vivermos com intensidade e coragem a missão a nós confiada.
Que as bênçãos de Deus e a proteção de São Francisco Xavier e de Santa Teresinha, padroeiros da missão, sejam derramadas sobre todos os missionários.
SANTA MISSA PRESIDIDA POR PE. GUIDOTTI |
SANTA MISSA PRESIDIDA POR DOM JOSÉ VALDECI |
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO - O TRIO, PE. ANTONIO, PE. GUIDOTTI E RONALDO INTERPRETANDO PE. ZEZINHO |