segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DIOCESE DE BALSAS SEDIA REUNIÃO DOS BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 5

FONTE: http://www.cnbbne5.org.br/noticias/2012/1/16/diocese-de-balsas-sedia-reuniao-dos-bispos-do-regional-nordeste-5/

A diocese de Balsas (MA) foi sede da 1ª reunião, de 2012, dos bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). 

Estiveram presentes 15 bispos representando as 12 dioceses do Regional, entre eles, dois bispos eméritos: dom Xavier Gilles, da diocese de Viana e dom Luis D`Andrea, da diocese de Caxias.

A reunião teve início no dia 10, terça-feira e terminou sexta-feira 13. O local de acolhida foi o Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Balsas. Os bispos debateram a convivência episcopal, a partilha das experiências pastorais, a avaliação da caminhada das dioceses e do Regional e o planejamento das atividades da Igreja do Maranhão do ano em curso. No decorrer da reunião foi destinado também um espaço para os coordenadores regionais da Pastoral Familiar, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Outros destaques nesta primeira reunião do ano foram as formulações das propostas para a realização da Assembleia das Pastorais Sociais e da 5ª Semana Social Brasileira; a acolhida dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ); a próxima Romaria da Terra e das Águas; a Campanha da Fraternidade 2013; Projeto Além Fronteiras; diaconado permanente, entre outros.

No dia 12, aconteceu na Catedral do Sagrado Coração de Jesus a missa de envio, que foi presidida por dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.