segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DIOCESE DE BREJO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA


Nos dias 27 e 28 de janeiro, reuniram-se no Centro Diocesano de Formação, em Brejo-MA, padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas das paróquias que compõem a Diocese de Brejo, para o Encontro Diocesano de Formação Missionária cujo tema foi: Vocação Missionária e Metodologia das Santas Missões Populares. O tema contempla as prioridades trabalhadas na Assembleia Diocesana, em consonância com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. 

A formação foi ministrada pelo Pe. Humberto Guidotti, professor do IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão) e Assessor das Pastorais Sociais da CNBB.

A Região Sul 1, que engloba Coelho Neto, Afonso Cunha e Duque Bacelar esteve presente. A Paróquia Sant’Ana - Coelho Neto foi representada por Ronaldo Oliveira, Carlos Montes e Elian Bantim.

O encontro teve início no dia 27, às 8h, com um momento rico de oração conduzido por Irmã Lúcia, seguido da acolhida das cinco regiões e suas respectivas paróquias. Em seguida, nosso Bispo Dom José Valdeci agradeceu a presença de todos os representantes e apresentou o Padre Humberto Guidotti, agradecendo-o pela disponibilidade em ministrar a formação. Complementando, nosso Bispo ressaltou sobre as Ações e Prioridades para 2012, sendo esta formação enquadrada na 1ª Urgência – Igreja em estado permanente de missão, que tem como prioridade motivar a Diocese de Brejo para, a partir de Jesus Cristo agir como missionária do pai por meio das Santas Missões Populares, levando a atuar junto às famílias e na transformação da realidade. 

Pe. Guidotti iniciou a formação com a seguinte indagação: Que força tem a palavra “missão”? Posteriormente acrescentou que ela mobiliza, mexe com o coração das pessoas, com nossas comunidades, com a nossa identidade, nos inquieta e nos desafia. Nenhum de nós se realiza como padre; nenhum de nós se realiza na profundeza do ser, se não tiver o espírito missionário. Sabe por quê? Porque ser missionário é sempre para fora; é sair de si. Assim como Jesus Cristo não foi para si, mas foi para nós. Assim é o ser cristão, o ser padre. 

Às 19h30min, após o jantar, a assembléia reuniu-se para a apresentação de vídeos que refletiram sobre o que é ser missionário e suas ações concretas e desafiadoras na sociedade atual. Pe. Guidotti fez as conclusões finais dos vídeos e em seguida se despediu agradecendo pela atenção.

O dia 28 teve início às 6h30min com a Santa Missa presidida por Dom José Valdeci. Neste dia, na manhã e parte da tarde, a formação foi conduzida por nosso Bispo o qual complementou o assunto chamando atenção para a importância da dimensão missionária, e a caracterizou como uma espiritualidade: “Ser missionário é essencialmente uma espiritualidade. E espírito é aquilo que dá vigor e força. O sermos Igreja nasce daí”.

Diante dessa proposta, Dom José Valdeci dirigiu os trabalhos em grupos onde se meditou toda a essência da missão, sendo em seguida apresentados em plenária.

Sem dúvida esse encontro foi o momento mais significativo de nossa diocese nestes últimos anos, um sinal de que a comunhão está acontecendo. Olhávamos todos na mesma direção, com novas perspectivas e esperança de um mundo melhor para todos.

Conforme o Documento de Aparecida, a missão deve perpassar todas as instâncias de nossa pastoral e deve ser continuada. O mundo tem sede de Deus. É preciso despertar nas pessoas o gosto pelo testemunho e pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo feito de maneira gratuita e itinerante. Portanto, vivamos com alegria nossa missão e sejamos verdadeiros cristãos impregnados da espiritualidade missionária para que o Reino de Deus aconteça no hoje de nossa vida. 

Que Maria nossa mãe e mãe da Igreja, interceda por nós para na alegria do Cristo ressuscitado vivermos com intensidade e coragem a missão a nós confiada.

Que as bênçãos de Deus e a proteção de São Francisco Xavier e de Santa Teresinha, padroeiros da missão, sejam derramadas sobre todos os missionários.


ORAÇÃO INICIAL CONDUZIDA POR IRMÃ LÚCIA
ABERTURA DOM JOSÉ VALDECI

SANTA MISSA PRESIDIDA POR PE. GUIDOTTI
SANTA MISSA PRESIDIDA POR DOM JOSÉ VALDECI
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO - O TRIO, PE. ANTONIO, PE. GUIDOTTI E RONALDO INTERPRETANDO PE. ZEZINHO

Um comentário:

  1. Parabéns pelo bonito trabalho de evangelização da PasCom Sant'Ana!

    Vosso blog, que emana amizade cristã e amor fraterno, já figura na lista Voz da Igreja! Nosso Senhor Jesus Cristo vos abençoe e conduza, e Maria Santíssima vos acompanhe na caminhada com Jesus!

    Henrique Sebastião

    ResponderExcluir

.

.