terça-feira, 2 de abril de 2013

TEMPO PASCAL



Fonte: Blog Voz da Igreja

Duração – O Tempo Pascal compreende os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. Sejam estes 50 dias celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo”. Principalmente nesses dias se cante o Aleluia.

Domingos da Páscoa – Os oito primeiros dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor. Os domingos do Tempo Pascal devem ser chamados Domingos da Páscoa. Após o Domingo da Ressurreição, os demais são chamados de 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º domingos da Páscoa.

Ascensão do Senhor – No quadragésimo dia depois da Páscoa celebra-se a Ascensão do Senhor, a não ser que seja transferida para o 7º domingo da Páscoa, nos lugares onde não for considerada dia santo de guarda.

Pentecostes – Os dias de semana depois da Ascensão, até o sábado antes de Pentecostes inclusive, constituem uma preparação para a vinda do Espírito Santo Paráclito. Com o Domingo de Pentecostes encerra-se o Tempo Pascal.

Cor Litúrgica -  A cor litúrgica do Tempo Pascal é o branco, que simboliza a vitória, a ressurreição, a paz, a alma pura, a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.