segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PARÓQUIA SANT'ANA PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DIOCESANA

Fonte:http://www.diocesedebrejo.com.br
 
Diocese de Brejo, 09 de novembro de 2014.
 
Encerrou hoje a Assembléia Diocesa de Pastoral, que teve inicio dia 06. Foi realizada no Centro Diocesano de Pastoral, Brejo (MA). 
 
Dia 06/11 - Quinta-feira
Com o tema: “Paróquia Missionária” a assembleia iniciou às 14h, com a oração do Ofício Divino das Comunidades, pág. 474ss, animada pela Paróquia de Buriti. Ir. Adiles Barcella, coordenou esta parte, acolhendo os representantes de pastorais e movimentos diocesanos, padres e seminaristas da Diocese, leigas(os), religiosas(os). Bem vindo, Pe José Carlos Pereira, Missionário Passionista, escrito, assessor e vigário paroquial no interior de São Paulo, nosso assessor nesta assembleia.
 
Dom José Valdeci, bispo diocesano, acolheu a todos, deu boas vindas a todos os participantes da Assembleia Diocesana de Pastoral, comentou como seria feito os estudos, avaliações e encaminhamentos, é que a Assembleia é a instância maior da diocese. "Durante estes dias, queremos refletir sobre a nossa caminhada, aprofundando documentos da igreja. Com alegria, acolhemos vocês para retomar nossa caminhada e animar-nos sempre mais como discípulos de Jesus Cristo, experiência de comunhão e continuar nossa missão."  A noite houve Celebração Eucarística.
 
 Dia 07/11 - Sexta-feira
Às 6h30, iniciou-se com a Celebração Eucarística. Após o café, o assessor pe. José Carlos Pereira, expos o Tema: Paróquia Missionária, o dia todo. 
Às 19h, houve Celebração Eucarísticana Catedral de Brejo, durante a qual quatro seminaristas desta diocese foram admitidos ao Ministério do Leitorado ( Francisco de Assis dos Vales, Maycon José da Silva Carvalho, Felipe Costa Silva e Felipe Oliveira dos Santos). A celebração foi presidida por nosso Bispo, Dom José Valdeci, concelebrada pelos padres da Diocese e a participação dos integrantes da assembleia diocesana e povo da comunidade local.
 
Dia 08/11 - Sábado
Às 6h30, iniciou com a Celebração Eucarística. Após o café, o assessor deu continuidade ao estudo iniciado ontem.
À tarde, os trabalhos foram feitos em grupos, constituídos nas regiões da diocese, a partir das dificuldades e sugestões das paróquias apresentadas na avaliação, no primeiro dia da assembleia e das ações elaboradas na Assembleia Diocesana/2012 para os anos 2012-2015, respondendo à seguinte questão: “A partir daquilo que conseguimos realizar desde 2012 e iluminados pelo estudo da ‘Paróquia Missionária’, quais ações precisamos retomar e que outras ações precisam ser priorizadas para dar continuidade às Urgências e Prioridades assumidas em assembleia?”
 
Prosseguindo, abriu-se espaço no plenário, para esclarecimentos em relação às ações novas propostas pelos grupos:
 
1. Criação da Pastoral da Visitação: como, quando, quem? Pe. José Carlos "É importante ter isto presente como continuidade da caminhada das SMP. A visitação tem relação com uma Urgência da diocese. Para não sobrecarregar os que já têm muitas atividades, sugiro que as pastorais e movimentos reservem um pouco de seu tempo para esta finalidade. Visitação se refere também às escolas, hospitais, presídios e outras instituições, bem como às visitas entre comunidades e setores. Criar este espírito é muito importante. Considerando que as SMP já contemplam as visitas às famílias, poderíamos assumir como ação visitas aos afastados ou visitas sistemáticas ou visitas permanentes." Após várias intervenções, por maioria de votos, a assembleia, desistiu de assumir “Visitas missionárias permanentes”.
 
2. Dom Valdeci pergunta como estão os COMIPAs em nossas paróquias, considerando que este conselho articula e mantém a dimensão missionária da diocese. Com 86 votos, aprovamos a formação dos COMIPAs.
 
3. Criação de uma coordenação para os Sacramentos foi excluída pela votação da maioria. Reestruturar a Pastoral da Catequese: após várias considerações, tais como: em que consiste, como concretizar? Repensar todo o processo da catequese de iniciação cristã. Capacitar assessores para a Catequese (nas diversas etapas da iniciação cristã). Esta ação foi aprovada com 77 votos.
 
À noite, foram feitas as partilhas que seguem:
 
A paróquia São José, de Duque Bacelar, partilhou sua experiência da Semana Missionária, realizada nos dias 17 a 25 de outubro/2014, as avaliações e prestações de contas.
No domingo de manhã continuaram com discussão e votação de novas ações propostas:
 
4. “Fortalecer a Infância Missionária” é uma nova ação proposta e aprovada pela assembleia, com 73 votos. 12 votaram pela primeira redação: “Criação Formação Missionária da Criança”.
 
5. “Continuar a Campanha da Bíblia” também foi aprovado por unanimidade.
 
6. “Fortalecer os Conselhos Paroquiais” (Comunitário, Econômico, Pastoral) = 49 votos e 46 votaram pela “Criação do Conselho Econômico Paroquial”.
Dai apareceram novas dúvidas, e o assessor, Pe José Carlos, foi solicitado e fez alguns esclarecimentos:
"O Conselho Econômico é regra, é necessário, urgente e imprescindível e nem deveria entrar em discussão. Qualquer investimento financeiro deve ser aprovado por este Conselho e passar, depois, pelo Conselho de Pastoral Paroquial. O padre sempre é o presidente do Conselho, com um coordenador, um vice-coordenador e um secretário. Este conselho tem seu Estatuto. Ver orientações no livro: Conselhos Paroquiais, Pe José Carlos Pereira.
Aprovação: Com 63 votos, a assembleia decidiu que, até abril/2015, todas as paróquias da diocese tenham seu Conselho Econômico funcionando.
 
7. Implantar os Conselhos nas Comunidades (CPC): assumido por unanimidade.
 
8. Realização de Assembleia Paroquial para elaboração do Planejamento Paroquial, até dezembro ou janeiro: na primeira votação, a proposta foi aprovada por 43 participantes. Mas, devido a algumas dúvidas, houve novos esclarecimentos e foi aprovada por unanimidade.
 
9. Continuar com a capacitação e formação dos Secretários(as) Paroquiais: confirmada sem ressalvas.
 
10. Insistir no estudo da Doutrina Social da Igreja (em toda a diocese): aprovada por unanimidade.
 
11. Simpósio em cada Município sobre políticas públicas com a participação da Secretaria Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e poder público (de responsabilidade da paróquia): aprovada com 50 votos.
Observação: Pe. José Carlos "Seria bom verificar quem de nossas lideranças participa de algum Conselho Municipal e trazer sua contribuição para as paróquias/comunidades. O simpósio é oportunidade de tomar conhecimento do que vem acontecendo nestes Conselhos Municipais."
 
11. Desenvolver juntos a preparação da 12ª Romaria da e das Águas encontro que acontecerá em Chapadinha, nos dias 16 e 17 de outubro/2015.
 
12. Formação permanente referente às Pastorais Sociais e seus Projetos (indicar uma pessoa que articule).
 
Observação: Pe. Chagas "A formação já acontece. Trata-se de indicar uma pessoa por paróquia que represente no encontro diocesano" – aprovada por unanimidade.
 
13. Fortalecer a Pastoral da Educação – aprovada por unanimidade.
 
14. Implantar a Pastoral da Comunicação (PASCOM) na diocese - aprovada por unanimidade.
Observação: Ir. Adiles "A PASCOM diocesana já existem: site: www.diocesedebrejo.com.br, falta criar as PASCOM paroquiais".
Dom Valdeci falou sobre a Pastoral da AIDS entregou a “Carta de Porto Alegre”, 10 de agosto de 2014. "No ano passado, fizemos um encontro com pescadores(as) e marisqueiros(as) de algumas paróquias. Ali fomos descobrindo riquezas que desconhecíamos, mas também situações sérias que enfrentam, como sua Associação que, muitas vezes, são mais cabide eleitoral do que favorecimento aos associados. Temos muitos pescadores(as) e marisqueiros(as) em nossa diocese e estes devem estar em nossas programações. Queremos retomar os encontros no próximo ano."
 
Pe José Carlos nos exortou a sermos como os braços do rio que nasce no templo, mas que se espalha pelo mundo e vai produzindo frutos por onde passa. "Precisamos ser braços do rio que nasce nesta assembleia e levar às nossas casas e comunidades, no compromisso de colocar em prática aquilo que aqui vimos, ouvimos e experienciamos. Você é um grão de areia em sua comunidade, mas é um bom começo. Você é um representante de sua diocese e paróquia. Parabéns aos que participaram do início ao fim. O compromisso começa por aqui. A comunidade pode contar com vocês, porque vai receber o repasse do que vivenciamos aqui. Sigam firmes, porque vocês estão no caminho certo, assim como esta diocese. Vocês têm algo muito valioso, o desejo de prosseguir nesta direção. Parabéns, força e coragem nesta missão."
 
A Diocese de Brejo agradece a todos aqueles que nos ajudaram na realização de nossa assembleia , o nosso muito obrigada! Conte com nossas orações!

 
 








































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.