O encontro teve início com um momento oracional no qual se meditou o Salmo 138, bem como a acolhida de forma lúdica para entrosamento das comunidades. Em seguida, o pároco deu as boas vindas checando a presença das comunidades. Lamentou pela ausência daquelas que não compareceram. Estiveram reunidas também, acompanhando as comunidades de Duque Bacelar, as irmãs salvatorianas que têm trabalho missionário no município.
Com a abertura dos trabalhos oficializada, Pe. Álvaro expôs um pouco do histórico da Congregação da Sociedade Divino Salvador que tem como uma de suas propostas motivar, formar e organizar lideranças cristãs que são as forças vivas de transformação da Igreja e da Sociedade, fundamentando seu carisma no capítulo 17, versículo 3 do Evangelho de João: A vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo."
Partindo-se, de fato, aos trabalhos o pároco deu início à construção do Calendário de 2011 das Missas a serem realizadas nas Comunidades Rurais. Neste momento, cada comunidade expôs suas necessidades e disponibilidade para agendamento das tarefas.
Ao retorno da partilha do lanche, que aconteceu às 10h30min, Pe. Álvaro dividiu as comunidades por setores para o trabalho em grupo. Cada comunidade partilhou suas atividades, anseios e esperança para uma caminha de fé firme, alicerçada no amor de Cristo.
Dando prosseguimento aos trabalhos, o pároco agendou o dia do Sacramento da Crisma que acontecerá nas comunidades. Na oportunidade, comentou sobre o Festejo de Sant’Ana e fez a distribuição dos cartazes do festejo, oferecendo em seguida a cartela do bingo para serem vendidas. Fez também o convite para o Arraiá Paroquial que acontecerá dia 26 no Centro de Formação Pe. Jordan.
Após o almoço, ofertado pela paróquia, Pe. Álvaro fez um alerta às comunidades descrevendo os critérios básicos para que uma comunidade cristã seja verdadeiramente eficaz e consolidada no projeto de Deus:
- CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
- CATEQUESE
- PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DO SETOR
- PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO DAS COMUNIDADES
- GRUPOS DE REFLEXÃO NOS TEMPOS FORTES DA IGREJA
- FESTA DO PADROEIRO
Caso não sejam colocados em prática esses critérios a comunidade perde o sentido de ser realmente comunidade cristã, disse o pároco. No final, anunciou a formação para catequistas que acontecerá em julho e será ministrada pelos missionários salvatorianos. Agradeceu o esforço de todos no sentido de viver e professar a fé da Igreja. Agradeceu também e apresentou a equipe que organizou todo o encontro.
Antes da bênção final, Pe. Álvaro cedeu espaço para um membro da comunidade Vila de Fátima, Emilson Sousa, que convidou a todos para o 6º encontro das Comunidades Eclesiais de Bases que acontecerá em Barreirinhas, e tem como tema: Protagonismo das Comunidades em Defesa da Vida. Finalizando os recados, Dida, coordenadora da catequese paroquial, sugeriu o modelo da camisa da Crisma para as comunidades que tiverem interesse em confeccionar.
O pároco cedeu à Irmã Terezinha a oração e a bênção final.
Palavra de Deus, Cruz e imagem de Pe. Jordan |
Pe. Álvaro - Abertura dos trabalhos |
Comunidade Rural reunida |
Momento de reflexão |
Execução do Calendário das Missas nas Comunidades Rurais |
Hora do lanche |
Irmã Terezinha, de Duque Bacelar |
Olha o Irmão Paulo aí, gente! |
Entrega das cartelas do bingo do Festejo de Sant'Ana |
Entrega dos cartazes do Festejo de Sant'Ana |
Irmãs de Duque Bacelar |
Dida, coordenadora da catequese, sugerindo o modelo da camisa |
Milton, da Vila de Fátima, fazendo o convite para o encontro em Barreirinhas |
Despedida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário