terça-feira, 19 de junho de 2012

FORMAÇÃO LITÚRGICA


Sábado,16 de junho, foi realizado o Encontro de Formação Litúrgica no Centro de Formação Padre Jordan. O evento foi organizado pela Pastoral Litúrgica da Paróquia Sant'Ana, sob a coordenação de Francinete Dias e ministrado pela Irmã Salvatoriana – Terezinha Bianchet.

A reunião teve início com o acolhimento feito por Ronaldo Oliveira, procedendo em seguida a leitura do livro de Romanos 12,14-16. Posteriormente, Irmã Terezinha convidou todos os presentes a se aproximarem do espaço organizado com Bíblia, sementes, flores, fotos, vela, pão e uva, para, a partir da observação desses materiais, formularem pequenas reflexões relacionando-as com a caminhada pastoral.

Compareceram à formação representantes das comunidades, pastorais e movimentos. O objetivo central foi o repasse de orientações gerais que envolvem a Liturgia da Igreja, de acordo com a Instrução Geral do Missal Romano, dando ênfase aos vários aspectos litúrgicos das  celebrações dominicais e festivas.
Todo o conteúdo repassado foi fruto do encontro de Formação Litúrgica que aconteceu na Diocese de Brejo, nos dias 25, 26 e 27 de maio, tendo como formador Padre Hernaldo Farias, Assessor Nacional de Liturgia da CNBB.

Padre Álvaro procedeu com a bênçaõ final e em poucas ressaltou que devemos refletir a liturgia como comunicação do mistério que acontece pela ação ritual e gera comunhão com Deus e promove a solidariedade.

Na despedida, o momento de partilha do pão e das uvas entre os participantes.

Coordenadora da Pastoral Litúrgica - Francinete Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.