sábado, 9 de junho de 2012

PASTORAIS DA NOSSA PARÓQUIA

Pastoral da Juventude




Tem como objetivo: favorecer a vivência das relações interpessoais no grupo; favorecer o crescimento humano e cristão do jovem dentro de um itinerário de formação; promover a inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, (comunidade educativa, engajamento em ações sociais, religiosas, políticas de cidadania...); proporcionar a experiência e a vivência dos valores da espiritualidade. 
Coordenador MANOEL
Reuniões: Aos sábados, às 16h, Mãe do Salvador

Pastoral litúrgica
Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.
A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.
As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo.
Coordenadora: Francinete DIAS.
Reuniões: Quintas-feiras, 19h no Centro de Formação Padre Jordan

Pastoral da Acolhida
 “Acolhei- vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai”( Rom. 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.
Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus.
Coordenadora: Janaina Santos
Reuniões: Domingo, às 16h, Centro de Formação Padre Jordan

Pastoral do Dízimo 
Dízimo é um ato de fé, de compromisso, de gratidão e de reconhecimento a Deus pelo que Ele é e pelo que fez e faz por nós. Ao oferecer o Dízimo o cristão expressa a sua convicção de pertença a Deus, tanto de si mesmo como de tudo o que possui. Antes, portanto, de ser partilha o Dízimo é ação de graças.
É importante saber que, por intermédio do Dízimo, o cristão reconhece que deve devolver, retribuir a Deus uma parte dos bens que lhe são dados pelo mesmo Deus. Ao conseguirmos algo, é porque Deus quer e permite. Essa atitude deve levar cada um de nós a conscientização de que fazemos parte de uma comunidade pela qual cada um de nós é responsável.
Evangelizar é dever de todo cristão e é uma tarefa árdua, ampla e difícil, que deve ser feita com muito amor. O Dízimo possibilita esta evangelização.
Coordenador: Luís Bezerra
Reuniões: Aos sábados, Centro de Formação Padre Jordan, 19h

Pastoral da Catequese
Nossa missão é FAZER ECOAR a Palavra de Deus. Nosso primeiro catequista é o pároco, que em suas homilias, vai levando ao povo a mensagem de Deus.
A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória CONTÍNUA de Educação na Fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças desde pequenas para irem descobrindo as maravilhas de Deus.
Coordenadora: Dida
Reuniões: Quartas-feiras, Centro de Catequese, 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.