quinta-feira, 21 de julho de 2011

3ª NOITE DO FESTEJO DE SANT'ANA

Comentarista: Maria Eliziran
Celebrante: Pe. Flavio Lima

A 3ª Noite do Festejo de Sant’Ana, dia 19/07,  foi dedicada à Juventude. Os homenageados foram: Comunidade Imaculada Conceição, Pastoral da Juventude, Pastoral da Música, RCC, Coordenadoria da Juventude, Rotaract, Secretaria de Desporto e Lazer e Departamento de Cultura.

A Santa Missa teve início às 19h e foi presidida por Pe. Flávio, Pároco de Duque Bacelar (Paróquia São José), que veio a convite de Pe. Álvaro.

Logo no início Pe. Álvaro, como em todas as noites, se fez presente para acolher as comunidades, os noitantes e os visitantes.

Sendo a Juventude a homenageada da noite foi mais que louvável resgatar um pouco da história do jovem na trajetória da paróquia nesses 150 anos de história. Fez-se, então, um relato dos trabalhos do primeiro Clube de Jovens da Paróquia Sant’Ana, o CLUJOPS. A equipe de Liturgia se desdobrou para reunir todos os membros do clube, para então receberem da paróquia uma homenagem pela contribuição no processo de evangelização da nossa Igreja.

HOMILIA DA 3ª NOITE – POR PADRE FLÁVIO LIMA

Evangelho: Mt 12,46-50
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Reportando-se a leitura do dia, Pe. Flávio citou a caminhada do povo de Deus no processo da escravidão para a libertação, do Egito para a terra prometida, comparando-a com a adolescência e a juventude que se traduz nesta mesma passagem, ou seja, o momento da dependência para a autonomia.

Com relação ao Evangelho, o padre citou uma posição delicada da nossa fé, que tem como característica dar privilégios a outras pessoas. Para Deus não há privilegiados, e Jesus tem a mesma proposta do Pai.

Na passagem do Evangelho alguém diz a Jesus que sua mãe e seus irmãos o estão aguardando, e ele imediatamente diz: “Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática.” Isso porque, disse o padre, se Jesus autorizasse Maria entrar estaria dando a ela privilégios e assim seria contraditório com seu testemunho de vida. Para Jesus não existe pós-doutorado ou analfabeto, Ele provou que não há privilegiados.

Um ponto importante destacado por Pe. Flávio foi a transparência, ser claro nas ações para que o jovem perceba em nós a coerência, caso contrário ele não consolidará sua vida em valores reais.

HISTÓRICO DO CLUJOPS LIDO NO FINAL DA CELEBRAÇÃO

A comemoração dos 150 da Paróquia Sant’Ana faz um resgate da contribuição dos jovens na ação evangelizadora da nossa Igreja. 

Há três décadas, iniciava-se na Paróquia Sant’Ana um Clube de Jovens que tinha como determinação comum conscientizar e evangelizar a juventude de Coelho Neto, juventude esta que dava sinais claros da necessidade da presença de Deus em suas vidas.

A história do Clube de Jovens começa em 1977. Neste período, a Paróquia Sant’Ana vivia momentos de grandes expectativas e organização paroquial sistemática. O Clube de Jovens, ainda em fase de construção de seu alicerce, exerceu papel fundamental na construção da história de vida desses jovens.

Tempos bons do Clube de Jovens... Tempos em que cada um de seus membros via renascer a esperança de uma juventude fortalecida no amor de Deus e, acima de tudo, no testemunho capaz de contagiar outras vidas.

O CLUJOPS, assim denominado, deixou sua contribuição no processo de evangelização da Paróquia Sant’Ana, e hoje, em pleno século XXI, vemos o resultado da semente lançada: A Pastoral da Juventude-PJ, herdeira de uma história construída em meio a grandes desafios, gestada nos primeiros passos de uma caminhada que deixou trilhas profundas no solo do coração de Sant’Ana; Também como resultado dessa semente a Renovação Carismática Católica, Movimento da nossa Igreja, parceira na construção da identidade do jovem contemporâneo, despertando-os para serem sinais de esperança, sal e luz na igreja e no mundo.




Procissão de Entrada












Padre Flávio - Celebrante da Noite

Nosso pároco, como em todas as noites, acolhendo comunidades e visitantes

Pe. Álvaro

Assembleia

Pe. Álvaro - A humildade é sua marca maior



Proclamação do Evangelho

Leitura - Luís Bezerra

Salmo - Patricia


Momento das Oferendas

Membros da Pastoral da Juventude

















Primeiro grupo de jovens da Paróquia Sant'Ana
Prof. Francisco Lima e companheiros do CLUJOPS






Irene Crateús - Membro do CLUJOPS











Pastoral da Música



Adicionar legenda

Noite Cultural - Ministério Jovem RCC



Eliziran e Irmão Paulo

Eliziran, Irmão Paulo e Das Chagas


Irmão Paulo e João Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.