sábado, 28 de abril de 2012

O silêncio é valioso...



Saber calar constitui uma verdadeira arte: quando, onde e como se deve calar. Essa arte não a ensina nem a ciência, nem a reflexão, mas a própria vida.

A gente mais se arrependerá de falar do que de calar; embora às vezes seja uma verdadeira obrigação ter que falar, quando então calar-se poderá ser vergonhoso.

Cale-se quando deve calar; jamais fale quando não for prudente que fale; espere pelo momento oportuno, para que então sua palavra seja benéfica; enquanto isso, mantenha seu silêncio.

Cale-se quando estiver nervoso, muito irritado ou indignado; não é o momento, não é a circunstância propícia para que você fale. Nesses casos o silêncio é a única atitude que você pode tomar. Se você falar, se arrependerá, mais cedo ou mais tarde. Para que fazer algo do que logo deverá se arrepender?

Cale-se, porém que seu silêncio não seja hostil, mas amável; que se cale sua boca, porém que seu rosto fale com o sorriso da bondade e da compreensão.

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu… tempo de calar, e tempo para falar" (Ecle 3,1-7). Não é prudente e a nada leva, inverter a ordem dos tempos.


Fonte: site catequisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.