sábado, 11 de maio de 2013

47o Dia Mundial das Comunicações Sociais - 12 de maio de 2013





Amanhã, domingo, 12, a Igreja celebra o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema deste ano é “Redes Sociais: portais de verdade e de fé, novos espaços para a evangelização”.
 
Instituído através do Documento Inter Mirifica, o Dia Mundial das Comunicações Sociais é sempre celebrado na Festa da Ascensão do Senhor.


Ação de Graças pela Comunicação

1. Louvado sejas, meu Senhor, pela Imprensa. Ela é alimento da inteligência
e luz para o Espírito.
2. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que livros, revistas e
jornais aproximam as pessoas, diminuindo as barreiras do espaço e do tempo.
3. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que as notícias e os conhecimentos
circulam por toda a terra, dando novas oportunidades à divulgação
do ensino para a luta contra a ignorância, para a promoção e libertação da pessoa
humana.
4. Louvado sejas, meu Senhor, pelos CDs e mp3 players. Por meio deles, a
música penetra e se grava no coração de quem ouve e de quem canta.
5. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que os CDs se tornam
uma extensão da tua voz e que a música nos fala o que as palavras não conseguem
dizer.
6. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que as gravações enriquecem
o nosso ser, colocando-nos em contato com a realidade viva do mundo do
Espírito e do mundo em que vivemos, dando oportunidades para as pessoas se
tornarem mais conscientes, mais livres, mais participantes.
7. Louvado sejas, meu Senhor, pelo rádio, que caminha nas asas do vento
e torna o mundo tão pequeno.
8. Louvado sejas, meu Senhor, por este amigo das pessoas solitárias, por
este companheiro do nosso povo, do brasileiro que “não vive sem o rádio”.
9. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que o rádio leva os benefícios
de informar, ensinar, educar e divertir todas as camadas de nosso povo,
promovendo, assim, maior igualdade entre os homens.
10. Louvado sejas, meu Senhor, pelo cinema, pela televisão, pelos audiovisuais,
sites, blogs e mídias sociais e por todos os novos meios de comunicação
que a inteligência humana continua a criar.
11. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que esses meios de comunicação
difundem os verdadeiros valores humanos e servem de descanso e
lazer, libertando as pessoas do peso das preocupações cotidianas.
12. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que os modernos meios
de comunicação se colocam realmente a serviço da pessoa humana e fazem cada
homem um ser mais consciente, mais participante do drama, dos problemas e
19
das dificuldades de todos os homens, criando mais compreensão mútua e conduzindo
ao crescimento de todos.

Pe. Clovis Andrade de Melo e Ir. Élide Maria Fogolari
Assessores da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.