quarta-feira, 22 de maio de 2013

REALIZADO ENCONTRO PARA ARTICULAR IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA PARÓQUIA SANT'ANA






Hoje, 22 de maio, aconteceu nas dependências do Centro de Formação Padre Jordan um encontro de um grupo representativo do âmbito da educação do nosso município, com o intuito de articular a implantação da Pastoral da Educação na Paróquia Sant'Ana.

Inicialmente os participantes refletiram o Evangelho do dia, Marcos 9, 38-40. Em seguida foram apresentadas, através de slides, orientações teórico-metodológicas para a organização e ativo desempenho dessa pastoral.
Após uma avaliação da realidade educacional ficou definida a composição  da equipe que integrará a pastoral, sendo definido também o segundo encontro, que acontecerá no mês de junho.
Leia a seguir, o Objetivo Geral e os Objetivos Específicos da Pastoral da Educação.

O encontro ora realizado é fruto de uma reunião de formação e implantação da Pastoral da Educação na Diocese de Brejo-MA, onde lá foi eleito coordenador paroquial da nossa comunidade, o Prof. Francisco Lima. Ele, que realizou com dinamismo todo o repasse do conteúdo para os futuros membros desta pastoral em nossa paróquia.

1.    Objetivo Geral

Promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação, com a finalidade de ser sinal do Reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético.

  
2.    Objetivos Específicos

  • Promover a formação cristã dos agentes da Pastoral da Educação na esfera da fé, da metodologia, da práxis e da celebração;
  • Incentivar os educadores católicos para o protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação;
  • Estimular a comunicação entre a comunidade eclesial e o mundo da educação em busca de melhores relações fraternas que contemplem a inclusão e o desenvolvimento de todos;
  • Ser sinal e fermento do Reino de Deus nos ambientes educativos;
  • Fortalecer a dimensão ecumênica, dialogando com as diferentes denominações, culturas e tradições religiosas;
  • Aprofundar a formação na fé dos educadores católicos nos mais diversos níveis;
  • Incentivar a atuação cristã nos diversos processos educacionais: Meios de Comunicação Social, Instituições Educativas, Escolas, Família, Agremiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.