segunda-feira, 27 de maio de 2013

REALIZADO ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO, EM CAXIAS-MA



Com o objetivo de compreender e refletir a Identidade da Pastoral da Comunicação (Pascom), num novo cenário cultural, o Regional Nordeste 5 da CNBB promoveu neste final de semana, 24, 25, 26 de maio, o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação, no Centro de Treinamento João Paulo II, em Caxias-MA. 

O encontro contou com a presença de representantes da Arquidiocese de São Luís, Dioceses de Caxias, Bacabal, Brejo, Coroatá, Grajaú e Impertatriz, bem como profissionais da área de comunicação.

Cacilda Medeiros, Jornalista, integrante da coordenação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal/RN, foi quem assessorou todo o encontro, ministrando os seguintes cursos: ‘Identidade da Pascom’ e ‘Comunicação e Mídia’. 

A abertura aconteceu na sexta-feira, à noite, com as boas-vindas da coordenadora regional da PASCOM, Eanes Silva, a todos os representantes das dioceses e ao Pe. Jan Zuffellato, responsável pelo Centro de Treinamento. Em seguida, dinâmica de apresentação dos membros presentes. 

No dia 25, sábado, manhã, Cacilda Medeiros iniciou ressaltando pontos importantes e positivos sobre a Identidade da Pascom, tema esse seguido de trabalho de grupo, com a incumbência de realizar uma análise do real objetivo dessa pastoral. À tarde, foram realizadas três oficinas: Comunicação na Liturgia, Ràdio e Jornalismo e Jornal Impresso. À noite, todos se dirigiram para a Catedral onde foi realizada a Missa em Ação de Graças pelo 47º Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 12/05 deste mês. Foi uma oportunidade para Dom Wilson agradecer a presença dos agentes da pastoral da comunicação, bem como os profissionais de comunicação da cidade de Caxias, pelo brilhante serviço que prestam à Igreja Católica. 

Domingo, 26, o encontro teve início com a Missa de Envio presidida pelo Bispo de Caxias, Dom Wilson Basso, que na oportunidade abençoou os instrumentos de trabalho, os agentes de pastorais e, posteriormente, os presenteou com uma medalha de Nossa Senhora das Graças. Às 8h30min, aconteceu o repasse, por Cacilda Medeiros, do segundo tema: Comunicação e Mídia, o qual foi consolidado com trabalho em grupo, sendo proposta a seguinte pergunta: Como a Pastoral da Comunicação pode agir, no sentido de auxiliar uma boa comunicação na Liturgia? Para concluir seu aparte, Cacilda Medeiros divulgou o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano.

Finalizando o encontro, Eanes agradeceu a presença da Jornalista Cacilda Medeiros, do Bispo Dom Wilson Basso, do Padre Domingos, do Pe. Jan e de todos os representantes das dioceses. Ressaltou que o encontro foi ainda um momento de compartilhar experiências significativas sobre a atuação das Pastorais, em suas respectivas dioceses.

Após o almoço, todos seguiram para suas cidades, no aguardo da data do próximo encontro regional.

 
EANES - COORDENADORA REGIONAL DA PASCOM
PADRE JAN, RESPONSÁVEL PELO CENTRO DE TREINAMENTO
CACILDA MEDEIROS - JORNALISTA E COORDENADORA DA PASCOM - ARQUIDIOCESE DE NATAL/RN
RICARDO - ARQUIDIOCESE SE DE SÃO LUÍS
REPRESENTANTES DA DIOCESE DE BREJO - GALDEANE, ELIAN, NUCY
TRABALHO EM GRUPO
SALMO RESPONSORIAL ELIAN BANTIM -- DIOCESE DE BREJO
PADRE DOMINGOS - LEITURA DO EVANGELHO
DOM WILSON BASSO - HOMILIA
PROCISSÃO OFERTÓRIO - FAIXA COM A LOGOMARCA DA PASCOM REGIONAL
CACILDA MEDEIROS - AGRADECIMENTOS E CONVITE PARA O MUTICOM
AGENTES DA PASCOM
LEYLANE, CACILDA, ELIAN
ELIAN E DOM WILSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.