segunda-feira, 27 de maio de 2013

DOM JOSÉ VALDECI REALIZA PRIMEIRA VISITA PASTORAL DO SEU EPISCOPADO




A Paróquia de São Bernardo, em Anapurus, recebeu entre os dias 22 a 26 de maio o Bispo Dom José Valdeci, em sua primeira visita pastoral. As boas vindas foram dadas pelo Pároco Padre Antonio de Pádua com os fiéis da paróquia, que aguardavam ansiosos a chegada do querido pastor. 

O Bispo percorreu toda a região e aproveitou a oportunidade para falar da importância de levar a palavra de Deus a todas as pessoas, momento em que apresentou o espírito das santas missões populares, que perpassou toda a visita pastoral.

A despedida foi marcada por grande emoção. A comunidade católica de Anapurus ouviu do Bispo palavras de confirmação na fé, embasado num dos objetivos das Diretrizes Gerais da Igreja, que é uma Igreja em estado permanente de missão.

A título de informação, entenda o que é a Visita Pastoral.

A VISITA PASTORAL EM PERGUNTAS E RESPOSTAS
01. O QUE É A VISITA PASTORAL?
A VISITA PASTORAL é a visita que o Bispo realiza, oficialmente, às paróquias e comunidades de sua diocese a cada cinco anos, nesta ocasião, o bispo, legítimo sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo se prepara para uma visita que faz, também, a cada cinco anos, ao Papa, Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, num gesto de comunhão e unidade com toda a Igreja de Jesus Cristo.

 
02. QUAIS OS OBJETIVOS DESSA VISITA?
A visita do Bispo tem como objetivos: 1) Proporcionar ao pastor a oportunidade de estar em meio ao seu rebanho; 2) Dar-lhe a possibilidade de conhecer mais e melhor àqueles que pastoreia; 3) Ajudar a comunidade visitada a resolver eventuais dificuldades na área religiosa e/ou administrativa; 4) Corrigir e chamar a atenção se algo não estiver de acordo com as normas da Igreja universal e/ou diocesana; 5) Oportunizar o encontro entre Bispo, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos que estão a serviço da paróquia; 6) Celebrar com seu povo, orando a Deus por ele.

 
03. O BISPO JÁ NÃO VISITA AS COMUNIDADES DURANTE O ANO, QUANDO AMINISTRA O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO?
Sim, o Bispo visita as comunidades quando administra o sacramento da confirmação (Crisma). Essas visitas, contudo, não têm o tempo nem o programa que caracterizam a Visita Pastoral.

 
04. DOM VALDECI JÁ VISITOU TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE?
Não. Dom Valdeci está inciando agora sua visita pastoral e a primeira paróquia a ser visitada foi a de São Bernardo, em Anapurus.
 
05. O QUE DISTINGUE, ENTÃO, A VISITA PASTORAL DAS VISITAS ORDINÁRIAS QUE O BISPO FAZ ÁS COMUNIDADES?
Na visita Pastoral o Bispo entra em contato com toda a Paróquia, reunindo-se com os diversos conselhos, encontrando-se com os representantes das diversas comunidades atendidas pela matriz, ouvindo e falando com os diversos segmentos da comunidade (movimentos, pastorais, crianças, adolescentes, jovens, casais, grupos da terceira idade, etc).

 
06. A VISITA DO BISPO TEM TAMBÉM O OBJETIVO DE FISCALIZAR O PADRE (PÁROCO E VIGÁRIOS-PAROQUIAIS) E A PARÓQUIA?
Não. O Bispo não precisa fiscalizar o padre e a paróquia porque já os conhece. O que ele pode (e deve) eventualmente fazer é sugerir melhoras e chamar a atenção se algo não estiver de acordo com as normas da Igreja universal e ou/diocesana.

 
07. A CADA QUANTO TEMPO O BISPO FAZ A VISITA PASTORAL ÀS PARÓQUIAS DA DIOCESE?
O Bispo deve visitar as Paróquias de sua Diocese – em Visita Pastoral – pelo menos uma vez a cada cinco anos.


08. SE NECESSÁRIO, O BISPO PODE DESIGNAR UM PADRE PARA VISITAR AS PARÓQUIAS EM SEU LUGAR?
Sim. Se  encontrar legitimamente impedido, o Bispo pode designar, para fazer a Visita Pastoral em seu lugar, o Vigário Geral ou outro padre de sua Diocese.

 
09. COMO A VISITA PASTORAL DE DOM VALDECI ESTÁ SENDO PREPARADA PELA DIOCESE?
A visita Pastoral de Dom Valdeci, às Paróquias da Diocese, está sendo preparada num clima de muita oração, bem como pelas celebrações que precedem a sua chegada na paróquia.

 
10. COMO A COMUNIDADE VISITADA DEVE ACOLHER O BISPO?
A comunidade visitada deve acolher o Bispo com maturidade e simplicidade, demonstrando carinho e fazendo da acolhida uma demonstração de fé no Senhor, que fez dos Apóstolos – e de seus sucessores – enviados seus. Também é essencial que a comunidade esteja preparada espiritualmente para, com o seu pastor, rever toda a caminhada já feita e poder, assim, corrigir os desvios existentes e reforçar a opção por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.