quarta-feira, 29 de maio de 2013

DIOCESE DE BREJO PROMOVE CURSO DE LITURGIA DA PALAVRA


 
 Nos dias 24 a 26 de maio, aconteceu o Curso sobre CELEBRAÇAO DOMINICAL DA PALAVRA DE DEUS (CDPD), em Brejo/ MA, com objetivo de formar e dar subsídios aos Ministros da Palavra. O curso teve como assessor Pe. Flávio Colins, de São Luis/MA.

Os temas norteadores foram:
  • Teologia da Celebração da Palavra
  • Divisão da Liturgia da palavra
  • Modelo de Celebração da Palavra
O Concilio Vaticano II, através do Documento Sacrossanto Conciliun, já incentivava esta celebração: “Promova-se a celebração da Palavra de Deus nas vigílias das festas solenes, em alguns dias feriais do advento e da quaresma e nos domingos e dias de festa... (SC 35,4). especialmente onde não houver padre; neste caso será um diácono, ou outra pessoa delegada pelo bispo a dirigir a celebração” (SC 35,4).

A CNBB, no Documento 52, Orientações para a celebração da Palavra de Deus, incentiva e autoriza os leigos a Celebrar a Palavra, apresentando roteiros e outros subsídios que podem ser utilizados nas comunidades.

Além do estudo sobre a dinamização da CDPD, foi visto a importância do Oficio Divino das Comunidades, que pode inclusive ser utilizado na Celebração da Palavra, especialmente os salmos e hinos de louvor.

As Irmãs Verônica e Henriqueta (SDS) participaram representando a Paróquia São José, de Duque Bacelar/MA, e vibraram juntamente com os participantes que possuem o dom da animação, especialmente quando se trata de música e canto. Muitas comunidades não têm a Celebração Eucarística aos domingos, por falta de Ministros Ordenados, e também pela distância geográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.