quarta-feira, 16 de julho de 2014

ABERTURA DO FESTEJO DE SANT'ANA 2014

Foi realizada ontem, 16/07, a abertura do Festejo de Sant'Ana, a padroeira da nossa cidade.
 
A concentração aconteceu na Capela São Judas Tadeu, Bairro Bonsucesso, onde todas as comunidades da paróquia se dirigiram com suas Capelinhas de Sant'Ana. Aos poucos, avistava-se procissões de fiéis cantando, rezando, vindos de suas comunidades com os corações cheios de Deus. Após chegada das capelinhas foi realizado o Santo Terço finalizando com o hino da padroeira.

Às 17h, organizou-se a procissão em direção à Igreja Matriz. Nosso pároco deu início à caminhada agradecendo todas as comunidades que se dispuseram no serviço de evangelização durante os quinze dias de peregrinação da Imagem de Sant'Ana, agradeceu, da mesma forma, às famílias e a todos que não podiam acompanhar a procissão, mas que acompanhavam de suas casas.
 
À frente da caminhada, as faixas com os temas de cada noite do festejo. Em seguida estavam o pároco com os ministros, os representantes das comunidades com a capelinha, o mastro sendo transportado por membros do terço dos homens e todo o povo de Deus abrilhantando este momento.
 
Chegando à praça da matriz nosso pároco agradeceu mais uma vez todas as pessoas pela presença e deu início à bênção e aspersão do mastro. Em seguida, todos se dirigiram para o interior da Igreja onde foi celebrada a Santa Missa pelo nosso querido visitante e nosso ex-vigário paroquial Padre Antônio Neto, que em sua homilia destacou vários pontos importantes sobre o culto às imagens, a presença de Sant'Ana na vida de Maria mãe de Jesus, etc. A seguir a homilia do padre:

"O Festejo de Sant'Ana é um tempo de graça para nossa cidade porque iremos aprender com o modo de Sant'Ana, aquela que educou na fé a Mãe do Divino Salvador.

Por que nós católicos temos devoção às imagens? Porque foram pessoas que se tornaram modelos. Nós não adoramos imagem, nós não somos idólatras. Temos é que aprender a viver com o exemplo daqueles que nos precederam. Os santos são pessoas que nos são caras, são pessoas que fizeram o bem e se doaram em prol do Reino de Deus.

Toda hora temos que permanecer vigilantes e permitir que o pecado não se aproxime de nós. Os santos viveram esse combate espiritual. Foram pessoas que obtiveram, com muita renúncia, a graça da santidade porque souberam viver em plenitude o tempo da graça de Deus.

Sant'Ana, nossa padroeira, soube viver essa graça, pois dela nasceu a Mãe do Salvador. A avó de Jesus é também nossa avó. Dizem que a avó é mãe duas vezes. As avós têm cuidado redobrado para com os netos. Imagine nossa cidade com a proteção da avó?! É por isso que a ela confiamos nossas devoções, nossas preces. Ela que educou Maria e fez parte do plano da salvação. Por trás dessa exemplar família de Nazaré existe toda uma história. Maria, por exemplo, não foi escolhida aleatoriamente, ela foi agraciada porque fazia parte de uma família temente a Deus e que observava seus mandamentos.

Neste mês de julho, iniciamos um momento de fé para nossa cidade. A violência tem batido à nossa porta. Estamos perplexos com o grau de violência. Acredito que o festejo tenha que ser um grande clamor de paz para nossas famílias, para nossa Coelho Neto, não permitindo que o mal se aproxime. Vamos pedir nossa vozinha pela paz do nosso país. O conflito entre Israel e Palestina nos deixa perplexos. Temos que ser solidários para com essas pessoas. No meio de nós existem realidades fortes que devemos combater com a oração.

Celebrando hoje esse dia tão importante, a abertura da nossa festa, alegrando-nos com a presença de Deus no meio de nós, cada um é chamado a fazer seu pedido. A gente não crer só naquilo que a visão física nos permite, temos que ter sinestesia com Deus para saber o que Ele nos revela. Vamos pedir, mas também agradecer. Multidões tinha sede de ouvir a Palavra de Deus, muitos queriam, mas poucos se convertiam. Jesus um dia disse: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos". Isso significa amar a Deus. O que falta neste mundo? Amor. Olhe para a cruz que você vai saber o que é amar. Todo dia a gente aprende a amar quando a gente morre para o pecado, para as injustiças, para a falta de fé, para o egoísmo. A gente olha mais para Deus sem julgar nem condenar nosso próximo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!"

Finalizando a Santa Missa, padre Charles agradeceu ao Padre Antônio Neto pela disponibilidade em celebrar em nossa paróquia e ofertou-lhe uma singela lembrança que lhe foi entregue pela leiga salvatoriana Dida.


Após a Missa todos se dirigiram para a Praça da Igreja Matriz onde aconteceram as atrações culturais - o bumba-boi da Escola Benedito Duarte e momento de louvor com a Renovação Carismática.

PARA QUE TODOS SEJAM UM.

REPRESENTANTES DAS COMUNIDAS COM A CAPELINHA DE SANT'ANA

LUIS BEZERRA E RAPHAEL DUARTE CONDUZINDO A CHEGADA DE CADA COMUNIDADE NA CAPELA SÃO JUDAS TADEU

CAPELINHAS CHEGANDO...

A INCANSÁVEL NAZARÉ - COORDENADORA DA COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU

CAPELA SÃO JUDAS TADEU





CAPELINHAS CHEGANDO....

CAPELINHAS CHEGANDO....


CAPELINHAS CHEGANDO....


CAPELINHAS CHEGANDO....

CAPELINHAS CHEGANDO....



CAPELINHAS CHEGANDO....





CAPELINHAS CHEGANDO....




O POVO DE DEUS ENTOANDO O HINO DA PADROEIRA

DONA NAZARÉ NOS AGRADECIMENTOS FINAIS








NOSSO PÁROCO PADRE CHARLES ALVES - SDS







QUEM NÃO PODE IR, REZOU E ACOMPANHOU DE CASA

NOSSO PÁROCO


PADRE SILVIO - SDS - VISITANDO NOSSA PARÓQUIA ACOMPANHADO DO IRMÃO PAULO

INCANSÁVEIS TRABALHADORAS DA VINHA DO SENHOR




































Adicionar legenda
PADRE ANTONIO NETO CELEBRANTE DA MISSA COM MINISTROS, LEITORES E ACÓLITOS














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.