quinta-feira, 3 de julho de 2014

EVANGELHO DO DIA POR ELIAN BANTIM - PASCOM

 
 
Evangelho (Jo 20,24-29)
 
— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
—Glória a vós, Senhor!
 
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
 
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
                                                     ***************
 
Este Evangelho nos chama atenção para a falta de fé do discípulo Tomé, que por tanto tempo acompanhou Jesus, que conviveu lado a lado, que partilhou dos mesmos ideais do Mestre.
 
A incredulidade de Tomé chocou até mesmo os outros discípulos, mas entenderam a atitude do amigo, afinal nem eles mesmos haviam acreditado que Cristo iria ressuscitar no terceiro dia, apesar de também terem presenciado a ressurreição de Lázaro após quatro dias de morto. Como Cristo não teria, então, poder para ressuscitar a Si mesmo para a Glória de Deus?
 
Jesus, com sua bondade infinita, pediu a Tomé que tocasse em suas chagas, mas não foi preciso, ali mesmo o discípulo reconheceu o poder imenso do Filho de Deus que desceu à mansão dos mortos e ressuscitou para, da mesma forma, nos ressuscitar das trevas.
 
A falta de fé muitas vezes nos deixa cegos para o amor, nos deixa cegos para reconhecer Jesus como o verdadeiro Messias e Salvador, a falta de fé nos deixa cegos para reconhecer em cada irmão necessitado a presença viva de Jesus, a falta de fé nos deixa cegos para amar o próximo, a falta de fé nos deixa cegos para crer que a PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO de Jesus foi em nome de toda a humanidade.
 
Senhor, eu creio em Teu Poder!
 
Elian Maria Bantim Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.