sábado, 26 de julho de 2014

TEMPO DE SEMEADURA


Hoje se encerra o novenário de Sant'Ana. Foram nove noites de muito louvor, oração e agradecimento a Deus por mais um ano de festa, mais um ano comemorando a vida, mais um ano alcançando graças e bênçãos do Senhor.

Passa agora em nossa mente, como num retrospecto, os primeiros ajustes para o início da festa: os preparativos, a correria do dia a dia, a confecção do cartaz, a estruturação do folder com a programação, a confecção das camisetas, as visitas missionárias nas residências com a Capelinha de Sant'Ana, enfim a lembrança de tudo que antecipou a chegada do dia 16 de junho, quando na Capela São Judas se reuniam todas as comunidades, todos os devotos de Sant'Ana, todos os missionários e missionárias, todo o povo de Deus para, em marcha, seguirem rumo a Igreja Matriz, onde aconteceria a tão esperada abertura do festejo.

Em procissão, todos seguiam firmes e convictos de sua fé. À frente, as faixas confeccionadas com os temas de cada noite, mais adiante padre, ministros, acólitos, representantes das comunidades e todo o povo de Deus. O percurso foi permeado de canções, orações e reflexões.

A chegada na Matriz foi calorosa e festiva. Fogos, ao alto, anunciavam naquele fim de tarde mais um Festejo de Sant'Ana, mãe nossa, que recebia de todas as gentes um canto de amor. Os aplausos ecoavam num ritmo só, as vozes afinavam o canto, os gestos demonstravam respeito, os corações agradeciam por mais um ano de festa.

Em nossas lembranças ficarão os muitos momentos de aprendizado, as homilias tocantes e bem elaboradas que deixaram marcas indeléveis, deixaram plantadas sementes de uma nova etapa de vida, solidificada e edificada na rocha. Foram momentos que nos elevaram como pessoa, como mãe, como pai, como irmãos em Cristo, como uma família que se reunia para celebrar a vida. Permanecerão conosco cada detalhe, cada pessoa que esteve entre nós. Como não lembrar dos padres que conosco vieram celebrar? Como não lembrar dos momentos de comunhão em que silenciávamos para que o coração falasse? Como não lembrar da assembleia reunida convicta da sua fé? Como não lembrar das nossas crianças, jovens e idosos sedentos de um mundo melhor?

s pastorais, movimentos, grupos, comunidades da cidade e do interior levarão consigo a alegria da missão cumprida, a alegria de ter trabalhado na vinha do Senhor com passos bem firmes. Logo, logo semearão em suas comunidades, em seus bairros, em seus trabalhos, em seus lares a semente da esperança, da fé e da caridade, semearão em terrenos férteis a fim de que produzam frutos cem, sessenta e trinta por um.

Mas algo ainda nos espera, a tradicional procissão de Sant"Ana, no dia 26 de julho, que reúne milhares de pessoas, um evento que deixa marcas de alegria, marcas de ter pescado mais gente para o rebanho de Cristo, rebanho esse que tem à frente nossos pastores salvatorianos, Padre Charles, Padre James, Padre José Carlos e Irmão Paulo. Eles que se doaram plenamente ao Reino de Deus, se tornaram discípulos de Cristo e hoje nos ensinam a vivermos em comunhão, a vivermos em fraternidade, a vivermos em estado permanente de missão PARA QUE TODOS SEJAM UM.


Elian Maria Bantim Sousa
Coordenadora da PASCOM





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.