segunda-feira, 19 de maio de 2014

REGIONAL NORDESTE 5 PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE ESPAÇO LITÚRGICO COM ASSESSOR DA CNBB



GERALDO TAVARES, COORDENADOR DA PASTORAL DA MÚSICA DA PARÓQUIA SANT'ANA, (COELHO NETO) FOI UM DOS REPRESENTANTES DA DIOCESE DE BREJO.

Fonte: http://www.paroquiasantanabacabal.com.br/2014/05/regional-nordeste-v-promove-formacao.html

Sacerdotes, diáconos, religiosas e, sobretudo, os leigos estiveram reunidos de 16-18 de maio, no Centro de Formação de Santa Inês-MA em mais uma etapa do Encontro Regional de Liturgia, promovido pelo Regional Nordeste V (Maranhão).
O encontro, que reuniu mais de 50 pessoas contou com a assessoria de dom Marcelo Molinero, monge beneditino do Setor Espaço Litúrgico, que faz parte da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). E foi justamente o espaço litúrgico, sua a simbologia e disposição que foram ali tratados.

Na sexta-feira (16), todos foram acolhidos no centro de formação e no sábado (17), Molinero iniciou o encontro fazendo com que em grupos, os participantes demonstrassem através de uma maquete a disposição do espaço litúrgico em algumas das igrejas de suas respectivas dioceses. Essa metodologia prática fez com que o tema fosse melhor assimilado, favorecendo assim a partilha dos conhecimentos e das experiências. Essas maquetes foram fotografadas pelo assessor e posteriormente avaliadas. A partir de então, sugeriu mudanças e auxiliou os responsáveis pela Liturgia a organizar melhor o espaço litúrgico em suas paróquias. Também tirou dúvidas e indicou caminhos, destacando que cada igreja deve prezar pela harmonia entre os vários elementos.

Ao longo do dia, não faltou animação e oração. As celebrações da Santa Missa foram presididas por Dom Gilberto Pestana, da Diocese de Imperatriz e Bispo referencial do Maranhão no que diz respeito à Liturgia. Outros sacerdotes e diáconos concelebravam e participaram também do encontro, abrangendo e favorecendo ainda mais a prática quando do seu término .

Os principais elementos do espaço litúrgico foram abordados detalhadamente: altar, cadeira da presidência, ambão, reserva eucarística, lugar da assembléia e da reconciliação, pia batismal, átrio. Imagens com diversos exemplos e a exposição oral ajudavam melhor na compreensão. “O encontro tem como objetivo muito mais levar à uma reflexão sobre o espaço que temos em nossas comunidades, paróquias e dioceses, do que responder à questões como 'pode ou não pode?', destacou o beneditino.

Ao final do encontro, e após os agradecimentos finais, foi feita uma avaliação, seguida da votação dos próximos tema e local. Dentre os propostos, a Espiritualidade Litúrgica foi escolhida para ser trabalhada de 01 a 03 de maio de 2015, no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM), de Bacabal-MA.

Representatividade das Dioceses

Das 12 dioceses do Maranhão, nove estavam representadas: São Luis (06 pessoas), Bacabal (13 pessoas), Brejo (05 pessoas), Caxias (04 pessoas), Coroatá (02 pessoas), Grajaú (02 pessoas), Imperatriz (06 pessoas), Viana (15 pessoas), Zé Doca (06 pessoas).

Não participaram representantes das Dioceses de Pinheiro, Balsas e Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.